domingo, setembro 23, 2012

Gerações X, Y e Z: não há motivo para confronto, pois todos têm algo a ensinar

Por Josiane Caitano

Ao somar experiência e tecnologia, o resultado é o sucesso
As coisas evoluem muito rapidamente, as transformações são inevitáveis. Não há como negar. Às vezes temos a sensação de que mal estamos nos acostumando com uma nova tecnologia aparentemente a mais completa e já surge outra que ultrapassa qualquer uma já existente.

Além de mostrar evolução, a tecnologia é importante por criar marcas de tempo. A cada período de tempo surge uma nova geração, marcada pela forma como que se caracteriza pela velocidade ou maneira como encara os meios tecnológicos que surgem.



A partir do final da Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, nasceram os chamados Baby Boomers, filhos dos que viveram a guerra, marcados por dizer: “Eu quero paz e não mais a guerra”. Foi essa geração que viveu a Jovem Guarda, a Bossa Nova e os festivais de Rock and Roll que marcaram a história e são lembrados ainda hoje.

 A partir daí, uma notável aceleração tomou conta das tecnologias e do dia a dia das pessoas.
Os nascidos entre as décadas de 60 e 70 pertencem à "Geração X". Foi a partir daí que a tecnologia invadiu as casas e passou a fazer parte do cotidiano de todos. Mas essas pessoas também são caracterizadas por possuir certa resistência aos avanços.

Com a chegada da Internet, surgiu a chamada “Geração Y”. Marcada pela agilidade e inovação, esse grupo é caracterizado pela capacidade de adaptação, principalmente quando o assunto é tecnologia.

 Isso acaba por ser o foco de provocações e preocupações por parte de quem não consegue acompanhar esses avanços. O impacto que isso causa para a sociedade como um todo, é muito visível. E uma espécie de confrontos marca o dia a dia entre as próprias gerações.

Há quem diga que os mais jovens são melhores por dominar as tecnologias. Mas há, também, quem diga que as pessoas mais velhas estão na frente, já que já viveram muito e têm bastante experiência. Mas quem disse que as gerações precisam confrontar suas opiniões e seus saberes? Pelo contrário, podem somar conhecimento e aperfeiçoá-lo, o que pode otimizar e alavancar o crescimento de uma empresa, por exemplo.

E, como as mudanças acontecem muito rapidamente, já se fala em “Geração Z”. São as pessoas nascidas da segunda metade da década de 90 até os dias de hoje. Essa sim... ainda veremos onde vai chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário