quarta-feira, setembro 26, 2012

Tecnologia no mercado de trabalho é um obstáculo para as gerações?

Choque entre as gerações estão presentes tanto em casa, no trabalho, como no lazer. Faz parte de nosso dia-a-dia, não tem como mudar. A maior diferença que se possa notar no conflito entre as gerações de baby boomers, geração X, Y e Z é na área da tecnologia. Enquanto as últimas três gerações citadas têm uma afinidade muito grande com a tecnologia, envolvendo as mídias digitais como twitter, facebook, orkut, blog, sites, entre outras formas, os baby boomers possuem uma dificuldade mais perceptível em acompanhar as demais.


Não é por falta de querer aprender, mas a cultura da época mais antiga não foi moldada para a atual transformação que nossa geração vem sofrendo. Quem nasceu após a implantação da internet no Brasil, tem a obrigação de saber usar as mídias sociais, e todas as tecnologias que rodeiam nossa realidade. Não é mais questão de diferencial para o mercado de trabalho, e sim de uma base para ele. Entende-se diferencial de mercado, pessoas que buscam aperfeiçoar estes conhecimentos na sua área de atuação.

A cada dia, semana, mês, ano, surge algo novo em nosso meio. Um novo aplicativo para celular, um novo modelo de computador, iPad, tablet, celular, novas mídias digitais, enfim o ser humano sempre está em busca de poder evoluir o que já está a disposição das pessoas e buscar a inovação. É o capitalismo pulsando cada vez mais forte na sociedade. E o mercado de trabalho está de olho nos profissionais que tenham uma maior aproximação neste meio. Neste ponto, as crianças e jovens largam na frente.

Mas os baby boomers e geração “X” tem outras virtudes que são imprescindíveis para um profissional de sucesso: a experiência e a paciência para tomar as decisões certas. Trabalhar com diferentes gerações dentro de um ambiente de trabalho pode significar tanto o sucesso quanto o insucesso. O que vai diferenciar o resultado final nas relações entre as gerações citadas é cada um respeitando as dificuldades de cada indivíduo e contribuir da melhor forma possível em sua função.

Em minha breve experiência no mercado de trabalho, observei já os baby boomers pedirem a geração Y, dicas para aperfeiçoar suas técnicas nas mídias sociais, no caso do exemplo acima, foi para o facebook. Mas não é somente eles que vem até nós. Geralmente os novos (Y e Z), vão até os mais antigos pedirem dicas no âmbito do trabalho e também na vida pessoal. A vida na verdade, é uma troca de experiências entre os diversos seres que constituem nossa sociedade. 

Por Léo Bruno Manke

Nenhum comentário:

Postar um comentário