![]() |
Foto: Juliane M. Costa \ Reprodução blog Usina de ideias |
Nas eleições municipais 2012 não pode ser diferente: a grande maioria dos candidatos da cidade de Blumenau tem perfis em redes sociais como o Twitter, Facebook e até canais no Youtube. Apesar de ainda alternarem entre o perfil do candidato e o particular, muitos candidatos a vereador da cidade não deixam de alimentar dados em seus perfis. O candidato pelo Vicente Marquetti (PSDB) é um dos que utiliza o Facebook para disponibulizar vídeos e informações sobre sua campanha. Altair Pimpão (PV) é outro que frequentemente posta informações de sua campanha a seus seguidores.
O alcance da internet no Brasil foi divulgado recentemente em uma pesquisa do Ibope, em parceria com a Nielsen Online, afirmando que o número de pessoas com acesso à web no país chegou a 82,4 milhões no primeiro trimestre de 2012: um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2011. Isso indica que aproximadamente 43% dos brasileiros têm acesso à internet.
E desta forma os candidatos tentam se aproximar de seus eleitores e da imprensa por meio do Facebook, principalmente. Analistas de mídias sociais acreditam que um simples post nas redes sociais pode decidir uma eleição, seja ele a favor ou contra o candidato, tamanha a influência que as mídias sociais vem exercendo.
Caroline Rhenns (PP), a candidata a vereador mais jovem de Blumenau também é adepta das mídias sociais como auxílio a disputa. É certo a internet permite ao candidato conhecer mais seu público e passar a tratá-lo de maneira mais próxima, diferente de como ocorre na televisão ou no rádio.
Por Juliane Mateus Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário