quarta-feira, setembro 05, 2012

Campanhas políticas ganham força na internet

Por Letícia Oberger

Divulgação
As eleições 2012 já começaram e, neste ano as disputas são pelos cargos de prefeito e vereador. No dia 07 de outubro os eleitores irão às urnas para exercer o direito ao voto. Os candidatos, por sua vez, estão aproveitando esse período que antecede as eleições para apresentarem suas propostas e atrair mais eleitores. E as campanhas não ficam somente nas placas, comícios e santinhos. A internet, hoje, é um meio muito explorado pelos candidatos, e eles estão por toda parte: blogs, sites, Twitter, Facebook.

No horário eleitoral gratuito, alguns dos candidatos que disputam uma vaga na Câmara de Vereadores de Blumenau, exibem seus endereços eletrônicos e páginas em sites de relacionamento. Os partidos estão investimento cada vez mais neste meio como forma de estreitar laços com a comunidade eleitora.



Divulgação
O vereador e candidato do Partido Social Democrático (PSD), Fábio Fiedler, investiu de várias formas na campanha. Além do jingle alusivo a música Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha, que toca pelas ruas da cidade e no seu espaço durante o horário eleitoral, Fiedler também está muito presente nas mídias sociais. Seu perfil no Facebook possui 1.701 amigos, e é atualizado diariamente com informações sobre a campanha, e fotos de visitas feitas em diversos locais de Blumenau. No Twitter ele tem 1.493 seguidores. O candidato ainda possui um site criado para a campanha eleitoral, e um blog pessoal com informações da cidade.

Sylvio Zimmermann, candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), também é bastante atuante na internet. A sua fan page 224 pessoas já curtiram, e no microblog Twitter, ele possui 437 seguidores. O conteúdo das postagens é semelhante as do vereador Fábio Fiedler. Em seu site há espaço para notícias, propostas e fotos, que ao clicar o internauta é levado para o Flickr do candidato. Além disso, são disponibilizados áudios, vídeos, e reportagens em que o trabalho dele já foi destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário