quarta-feira, outubro 05, 2011

Uma nova realidade nas empresas

Por Helena Marquardt

Pessoas falando alto, telefones tocando, máquinas imprimindo jornais e a rádio Atlântida ao fundo dá um toque de ainda mais confusão no local. Porém engana-se quem acha que com todo esse e barulho e correria é impossível pensar e trabalhar no ambiente comercial. No Jornal Vale do Norte de Ibirama, a confusão virou rotina e os funcionários já aprenderam a desempenhar suas funções mesmo com a loucura no dia a dia.

Mas a situação nem sempre foi assim. A algum tempo atrás, quando a diretora, Tayana Marchetti Meirelles, que nasceu na chamada geração “X” comandava o veículo em uma mesa cheia de papéis e dava ordens aos cinco funcionários tudo estava sob controle e o ambiente parecia muito mais organizado. Porém, quando ela precisou se afastar do trabalho e os funcionários passaram a comandar a empresa juntos tiveram que aprender a lidar com a diferença de idade, falta de hierarquia e agir por conta própria.

Houveram várias confusões e o conflito de opiniões, acabou gerando prejuízos. Hoje, a diversas gerações convivem de forma harmoniosa e a hierarquia não existe mais. As reuniões formais foram deixadas de lado e um lanche com pessoas comendo, falando ao celular, e gravando algo no computador e dando suas opiniões se tornou a forma mais prática e rápida de resolver os problemas.

Hoje, o clima do local é de juventude e nem por isso o veículo foi à falência. Com a mente aberta, os funcionários foram se adaptando aos poucos e hoje sabem das suas responsabilidades sem que alguém tenha que ficar dando ordens. Pode parecer estranho mas essa é a nova realidade nas empresas.

O facebook é o melhor exemplo disso. Na sede da empresa, nada de terno gravata, ou salto alto. Lá, os funcionários, na maioria muito jovens, trabalham com as roupas que querem e num ambiente totalmente descontraído. Mas isso não quer dizer que a produção seja menor do que nas empresas formais. Eles simplesmente sabem conciliar diversão e trabalho e não entendem como as outras gerações conseguiam separar tanto as coisas.

Com o surgimento e desenvolvimento da tecnologia as pessoas foram ganhando comportamentos diferentes e com o passar do tempo foram divididos em várias gerações. Mas isso não os excluiu de conviver com os outros e atualmente o grande desafio no mundo empresarial é utilizar no ambiente de trabalho o que o senhor de 60, o homem de 40 e o que jovem de 20 tem de melhor.

Com características tão diferentes num ambiente de trabalho, a empresa do futuro é a que consegue conciliar todas essas gerações e o sucesso corporativo depende cada vez mais de uma equipe e não apenas dos proprietários, gerentes e diretores. Por isso, o diálogo sem sido a uma das ferramentas mais utilizadas para integrar ideias.

Para que um negócio dê efetivamente certo, uma nova tática vem sendo adotada e os grandes empresários sabem da importância de ter funcionários satisfeitos. Nas empresas convencionais, os chefes estão se aproximando dessa tática e estão mais abertos a troca de experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário