quarta-feira, outubro 05, 2011

Baby Boomers x Geração X x Geração Y

Nunca se falou tanto em conflito de gerações como nos dias atuais. Hoje, em uma mesma empresa, há funcionários de diferentes faixas etárias e que, consequentemente, pensam de forma diferente, e têm estratégias e objetivos diferentes.

As três principais gerações que encontramos hoje são as chamadas: Baby Boomer, Geração X e Geração Y. A geração Baby Boomer nasceu entre 1945 e 1964. Depois da Segunda Guerra, houve um aumento significativo na natalidade de países como Grã Bretanha, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

A Geração X corresponde aos nascidos após os Baby Boomers, geralmente inclui pessoas nascidas no início dos anos 1960 até o final de 1970 ou até mesmo nos anos de 1980. A Geração Y pode também ser considerada a geração da internet. Ela corresponde os nascidos a partir da década de 1980 até 1990.

O Ambiente de Trabalho

O mundo que essas três gerações conheceram, a forma como foram criados é muito diferente. Essas diferenças ficam bem claras quando essas gerações se encontram no ambiente de trabalho. Exemplo disso, são alguns fatos que ocorreram em uma empresa que já trabalhei. Quando pessoas mais jovens começavam a trabalhar, eram vistas com uma certa "falta de respeito" pelos mais velhos, como se a idade deles indicassem que eram pessoas incompetentes.

Mesmo quando os "novatos" davam opiniões ou faziam sugestões inteligentes para os problemas da empresa, alguns funcionários mais antigos olhavam com certa descrença, como se as ideias não fossem válidas apenas por serem dos mais jovens.

Esse "preconceito" pode ser considerado uma das características dos Baby Boomers, que valorizam o tempo que permanece em uma mesma empresa. Diferente da Geração Y, que  muda de emprego como troca de camisa. É comum que pessoas acima de 40 ou 50 anos terem passado metade de sua vida trabalhando em uma mesma empresa, por isso não têm confiança quando alguém mais novo passa a fazer parte da equipe.

É difícil uma empresa conseguir equilibrar e manter as diferentes gerações de forma satisfatória. Alguns empregadores não respeitam o jovem no ambiente de trabalho, mesmo que ele tenha a mesma formação e conhecimento técnico (ou até mais).

Mas, a recíproca também vale. Muitos jovens sentem-se “superiores”, consideram que uma pessoa que já passou dos 40 anos, por exemplo, não consegue acompanhá-lo quando o assunto é redes sociais ou criatividade.

Os dois lados têm suas razões, mas o que vemos ainda é o preconceito. Claro, muitas vezes, nenhum conhecimento técnico supera anos de experiência em um mesmo trabalho; e também, muitas vezes, pessoas mais velhas realmente não entendem tanto de redes sociais ou não têm a criatividade tão ágil quanto um jovem de 20 anos.

Há a necessidade de adaptação. Muitas empresas conseguiram um bom equilíbrio entre essas gerações, e eliminaram o chamado “conflito”. Resta às outras seguirem o exemplo. Para crescer, as empresas precisam da experiência dos Baby Boomers e da criatividade da Geração Y.

Por Daiani Caroline Coelho

(Fotos: Google Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário