quarta-feira, outubro 05, 2011

Políticos se aliam as redes sociais

Por Karin Bendheim

Facebook, MySpace, YouTube, Flickr, AsianAve e Twitter são algumas das redes sociais mais conhecidas e cada vez tem mais adeptos. Aquele papo de que Internet era coisa de jovem é passado, assim como aquele de que essas ferramentas servem apenas para passar o tempo ou saber de inutilidades.

Quem está aproveitando muito bem essas mídias são os políticos, que descobriram nesses ambientes possibilidades de se comunicar com os eleitores. Ao invés de somente falar, agora eles podem saber o que as pessoas pensam e dizem.



Pode-se dizer que o marco dos candidatos nas redes sociais foi a campanha presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos da América em 2010.  “As mídias sociais permitem que você se apresente diretamente ao eleitorado, com um custo muito mais baixo e um impacto muito maior que o da publicidade tradicional. Durante a campanha eleitoral americana, a equipe de Obama esteve presente em todas as principais redes sociais, disponibilizando material e informações para os milhares de voluntários engajados na campanha.” Afirma o portal Domicio Neto.

Depois que as pessoas viram o resultado das redes sociais na campanha, a vitória, mais e mais políticos passaram a usar esses espaços, que permitem a comunicação instantânea entre emissor e receptor. "Estamos vivendo uma carência de posições e de ideologias e essas ferramentas possibilitam estimular o debate com a sociedade", diz o deputado federal Eliseu Padilha, presidente da Fundação Ulysses Guimarães a Veja.

Contudo, é preciso estar atento. De acordo com o presidente da agência de publicidade e marketing político Propeg, Fernando Barros, não basta estar nas redes sociais. "Será preciso montar estratégias criativas, inéditas e que trabalhem a customização das mensagens para públicos específicos, deixando de lado os boletins generalistas." contou a revista.

Para o especialista em marketing político, o consultor Gaudêncio Torquato, as redes sociais podem mudar a cultura de participação dos brasileiros no processo político. "Agora, existe a opinião pública virtual, que é muito influenciada pelo que circula na internet", explica. "Nunca se viu tanta propagação de mensagens de interesse político na internet: se acontece um escândalo, uma votação polêmica em Brasília, imediatamente as pessoas começam a se manifestar nos blogs e twitters." falou a reportagem.
No Brasil

De acordo com o Politweets, 60 senadores brasileiros estão no Twitter. Minas Gerais é o único estado brasileiro que não possui senador no microblog. Os partidos que mais tem senadores no twitter são: PT, PMDB e PSDB.

Em Santa Catarina

Em Santa Catarina o político que se destaca pelo uso de redes sociais é o atual governador Raimundo Colombo, presente em 12 redes de relacionamento.

Raimundo Colombo já se destacava na Internet quando era senador. Quando foi candidato a governador em 2010 se consagrou como um dos candidatos mais presentes na web. Hoje ele ampliou as redes em que se comunica.

Quando senador, Raimundo Colombo já era destaque pela sua interação através da internet. Em 2010, durante sua campanha a governador de Santa Catarina, as principais redes sociais também fizeram parte do seu dia-a-dia, se destacando como o candidato mais presente na web. Depois de eleito, Colombo não abandonou o Twitter, nem mesmo o Facebook e o Orkut, além de manter um site com as principais notícias de suas atividades.

A presença do governador Raimundo Colombo na rede de computadores virou manchete nos principais jornais impressos de Santa Catarina. O Jornal A Notícia, Grupo RBS, destacou: “O governador Raimundo Colombo (DEM) tem 11.804 mil seguidores, que acompanham seu dia a dia. Ele afirma que o Twitter se tornou “o canal oficial das pessoas”, em reportagem publicada em 13 de março.

As tuitadas e a interação com os catarinenses, também foram destacadas pelo Jornal Notícias do Dia, Grupo RIC, que trouxe uma visão sociológica sobre as novas mídias: “O Twitter é uma mídia nova e mídia significa comunicação. O que os políticos mais querem e precisam é se comunicar com os eleitores', diz a socióloga e professora de sociologia política da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Tamara Benakouche”, relata a matéria.

Quando perguntado sobre suas ações na internet, Raimundo Colombo diz aproveitar as mídias sociais para interagir com os catarinenses, ouvir seus anseios e debater o futuro de Santa Catarina, colocando as pessoas em primeiro lugar.

Fotos divulgação

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