
Quem está aproveitando muito bem essas mídias são os políticos, que descobriram nesses ambientes possibilidades de se comunicar com os eleitores. Ao invés de somente falar, agora eles podem saber o que as pessoas pensam e dizem.
Pode-se dizer que o marco dos candidatos nas redes sociais foi a campanha presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos da América em 2010. “As mídias sociais permitem que você se apresente diretamente ao eleitorado, com um custo muito mais baixo e um impacto muito maior que o da publicidade tradicional. Durante a campanha eleitoral americana, a equipe de Obama esteve presente em todas as principais redes sociais, disponibilizando material e informações para os milhares de voluntários engajados na campanha.” Afirma o portal Domicio Neto.

Contudo, é preciso estar atento. De acordo com o presidente da agência de publicidade e marketing político Propeg, Fernando Barros, não basta estar nas redes sociais. "Será preciso montar estratégias criativas, inéditas e que trabalhem a customização das mensagens para públicos específicos, deixando de lado os boletins generalistas." contou a revista.

No Brasil
De acordo com o Politweets, 60 senadores brasileiros estão no Twitter. Minas Gerais é o único estado brasileiro que não possui senador no microblog. Os partidos que mais tem senadores no twitter são: PT, PMDB e PSDB.
Em Santa Catarina
Em Santa Catarina o político que se destaca pelo uso de redes sociais é o atual governador Raimundo Colombo, presente em 12 redes de relacionamento.
Raimundo Colombo já se destacava na Internet quando era senador. Quando foi candidato a governador em 2010 se consagrou como um dos candidatos mais presentes na web. Hoje ele ampliou as redes em que se comunica.

A presença do governador Raimundo Colombo na rede de computadores virou manchete nos principais jornais impressos de Santa Catarina. O Jornal A Notícia, Grupo RBS, destacou: “O governador Raimundo Colombo (DEM) tem 11.804 mil seguidores, que acompanham seu dia a dia. Ele afirma que o Twitter se tornou “o canal oficial das pessoas”, em reportagem publicada em 13 de março.
As tuitadas e a interação com os catarinenses, também foram destacadas pelo Jornal Notícias do Dia, Grupo RIC, que trouxe uma visão sociológica sobre as novas mídias: “O Twitter é uma mídia nova e mídia significa comunicação. O que os políticos mais querem e precisam é se comunicar com os eleitores', diz a socióloga e professora de sociologia política da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Tamara Benakouche”, relata a matéria.
Quando perguntado sobre suas ações na internet, Raimundo Colombo diz aproveitar as mídias sociais para interagir com os catarinenses, ouvir seus anseios e debater o futuro de Santa Catarina, colocando as pessoas em primeiro lugar.
Fotos divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário