quarta-feira, outubro 05, 2011

Política x Redes sociais

Por Guilherme Lemos|

Um dos assuntos mais comentados das eleições para a presidência de 2010 foi o uso de redes sociais pelos políticos para fazer campanha. A então candidata, Dilma Rousseff (PT), junto com José Serra (PSDB), Marina Silva (na época PV) e Plínio Arruda (PSOL), estavam presentes na rede, a maior parte do tempo.

Um fato interessante foi durante alguns debates que aconteceram em canais de televisão, quando Arruda não participou por não possuir a média de votos necessários para isto. O evento não impediu que o candidato falasse sobre assuntos debatidos no bate boca. Ao mesmo tempo que acontecia o debate, Plínio, via Twitcam, ficava o tempo todo comentando e opinando sobre o que era dito pelos concorrentes, sem medo. Com isso, o candidato pelo PSOL se aproximou consideravelmente do eleitor, pelo motivo da internet não ter a formalidade que os canais televisivos têm.

Em Blumenau, os políticos também estão presentes na rede social. Os vereadores Napoleão Bernardes (PSDB), Jovino Cardoso (DEM), Roberto Tribess (PMDB), entre outros, participam do Twitter, e também são usados como fonte, passando informações do que é feito na melhoria da cidade.

O caso mais famoso, e que deu início à política em redes sociais foi a eleição do presidente americano, Barack Obama. Durante a eleição norte americana, a popularidade de Obama teve um up gigantesco depois do uso do Twitter e Facebook. Uma possível explicação para o fato é que, na internet, as pessoas se sentem mais próximas umas das outras, que define as afinidades entre o candidato e o eleitor. 

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário