segunda-feira, outubro 10, 2011

Mesclar gerações gera resultados

Depois de uma série de reportagens exibidas no Jornal da Globo com o tema de Gerações, passamos a perceber que vivemos numa sociedade totalmente misturada, onde existem Baby Boomers e as gerações X, Y e Z:



Baby Boomers - Nasceram entre a década de 40 até o final da década de 60.

Cultivaram com mais firmeza o respeito aos mais velhos. Valorizam a carreira profissional e são voltados para a obtenção de experiência

Geração X - Nascidos entre a a década de 60 e década de 70.


Vivenciaram a rebeldia do Rock'n'Roll nacional. Pagaram as contas com: cruzeiro, cruzado e cruzado novo. Foi a época dos disquetes de 5 1/4 e 3 1/2, do Atari, dos LPs e das fitas cassetes.

Geração Y - Geração Internet. Tem o DNA dos Mamonas Assassinas. Nascidos na década de 80 e até início da década de 90. O perfil das pessoas desta geração Y é caracterizado pela inovação e pelas “conexões permanentes”. São cheios de impulsividade e impaciência. Inquietos gostam de desafios e superações.

Geração Z - Ainda mais impacientes do que as pessoas da geração Y. Buscam resultados imediatos. Nascidos a partir da década de 90 em plenas e frequentes inovações tecnológicas. É a geração onde a maioria tem computador.


Problemas em harmonizar as gerações?

Um dos problemas que eu não tive foram as desavenças com outras gerações. Eu nasci na geração Z (1991), mas me considero da geração Y. Sempre trabalhei em empresas onde chefes eram mais velhos e detentores da verdade, mas isso não era problema. Minha mente já sabia que os mais velhos foram educados de forma diferente, debaixo de regras e ações, diferente de hoje.


A liberdade de pensar também significa capacidade de entender o próximo. Para falar a verdade com quem eu tenho mais dificuldade de trabalhar são os mais novos. Não pela sua hiperatividade, que se bem aproveitada é lucro, mas sim pela sua impaciência! A geração Z acha que o mundo nasceu com internet. O tempo deles é curto e querem tudo para agora. 


Desafio que não enfrento em sala de aula, onde 90% são também da geração Y e pensam igual. Antes, não no meu tempo, diretores eram Baby Boomers e gerentes da geração X. Os funcionários na maioria eram das gerações X e Y.  Hoje mudou! Empresas são comandas por CIOs da geração Y e seus funcionários da geração Y e Z.

Creio que não vai demorar muito para nascer uma nova geração. Antes as gerações tinha lastro de tempo de 25 anos, hoje se pode dizer que este tempo diminuiu para 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário