Muito se discute sobre a diferenciação entre as gerações que existem atualmente, convivendo na sociedade e mais especificamente, no mercado de trabalho. Considerando que as gerações hoje em dia se dividam entre dez anos, é possível notar que existem, pelo menos, cinco diferentes gerações coexistindo.Esses grupos de pessoas, já foram chamados de Geração X, Geração Y, ou até mesmo, ou até mesmo os Baby Boomers. Recentemente a RevistaVeja estampou em sua capa os jovens do terceiro milênio, chamados agora de Geração F, devido ao advento do Facebook e das demais redes sociais que dominam a internet deste século XXI.
Muitos, no entanto, se confundem ao serem rotulados como de determinada geração. Muitas vezes, é a personalidade e determinação que define em que posição no mercado de trabalho, e não o ano de nascimento. E é assim que surgem alguns conflitos, bem como os desentendimentos subseqüentes de membros de diferentes gerações.
A questão é que é necessária a adaptação dos mais velhos para com a chegada de novos profissionais, com mais experiência que vem sendo adquirida com mais facilidade hoje em dia. A informação está por toda parte, e o conhecimento vai se aperfeiçoando com mais eficácia e rapidez através da internet, por exemplo.
Coexistência e cooperação entre as gerações são sim, possíveis. Pode haver algumas, muitas diferenças, entre as gerações X, Y, F ou aquelas que ainda estão por vir, já que seremos substituídos em cerca de dez anos. No entanto, é necessário que aprendamos a nos adaptar e contribuirmos uns com os outros.
Por Matheus Gritten
Imagens: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário