Para muitos estudantes de jornalismo o assunto "Convergência Midiática", não é novidade, mas ainda há muito que ser analisado, praticado e experimentado, pois é a hora de novas aprendizagens exigidas na profissão. Todos devem acompanhar as transformações, a maneira como circulam e são utilizadas todas as informações que estão ao redor.
De tempos em tempos surge uma nova formar de se comunicar, temos o Youtube, Flickr, fotologs, sites, blogs, a internet possui as mais diferentes mídias, sejam elas novas ou velhas conhecidas nossas, de maneira conjunta, convergente.
Existem várias opções, texto, vídeo, áudio, fotos, alguns com tudo junto, para formar um mundo completo e cada vez mais atraente na comunicação. Hoje em dia, uma empresa de comunicação, seja de rádio, impresso ou televisão, tem quase como obrigação disponibilizar seus conteúdos em um próprio site ou em redes sociais.
Aos poucos os veículos de comunicação vêm mudando a sua rotina na produção das notícias jornalísticas, utilizando diversas ferramentas para a construção dela. O conteúdo está mais atraente, mais chamativo, pois uma mesma matéria é apresentada em diferentes formatos, ela possui ao mesmo tempo texto, uma galeria de fotos, um ou mais vídeos ou áudio, tornando-se assim mais completa.
Nos dias atuais as maneiras de se fazer notícias não faltam, a produção de um conteúdo inédito, por exemplo, pode vim através de um celular, um acessório útil na vida de todos, que pode ser uma grande ferramenta de comunicação. Com uma câmera fotográfica e filmadora, o aparelho se torna o próprio instrumento de produzir notícia.
Por isso o jornalista multimídia, deve estar atento a essas novas técnicas e maneiras de se fazer notícia que estão surgindo, sempre é claro estando atento a ética acima de tudo. O jornalismo atualmente não é baseado somente em escrita, muitas vezes um vídeo ou gravação pode valer muito mais.
Por Camila Tibes
(Fotos: Google Images)
Nenhum comentário:
Postar um comentário