quarta-feira, outubro 26, 2011

O Jornalismo na Atualidade

No mundo atual, as tecnologias que envolvem a internet são indispensáveis. Não há como imaginar uma empresa que não trabalhe com algum tipo de comunicação online. Toda essa convergência midiática parece que aconteceu de uma hora para outra, mas, na verdade, ela vem adquirindo seu espaço lentamente, há muito tempo.

Através da tecnologia, todas as pessoas têm a oportunidade de serem vistas na rede. Um simples telefone celular, por exemplo, pode virar uma câmera fotográfica ou filmadora e captar algo que venha a ser uma importante notícia. O mesmo vale para um blog. Qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode criar uma página e gerar conteúdo diariamente.

O jornalismo ficou mais rápido. Hoje há a necessidade da notícia "na hora". Todos sabem tudo o que acontece em tempo real. Não espera-se mais para ler o que vai sair no jornal no dia seguinte. Essa rapidez com que a notícia é gerada também exige uma maior preparação dos jornalistas. Há a necessidade de se adequar aos novos tempos e formas de comunicação.

O mesmo é válido para as empresas. Muitas ainda não possuem, por exemplo, alguma rede social. Agindo assim, elas perdem espaço no mercado, e a chance de ficarem mais próximas de seus clientes. O mercado de trabalho está mais competitivo.

Para estar preparado para essa nova era da comunicação, o jornalista precisa enfrentar os problemas que surgem no cotidiano, sempre com criatividade e, claro, mantendo a ética. O contato com as pessoas se tornou mais fácil nesta era digital. Por isso, é necessário cada vez mais tolerância e capacidade de discernir o certo do errado, para que a ética não seja confundida com interesses pessoais.

Por Daiani Caroline Coelho

(Fotos: Google Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário