Através da tecnologia, todas as pessoas têm a oportunidade de serem vistas na rede. Um simples telefone celular, por exemplo, pode virar uma câmera fotográfica ou filmadora e captar algo que venha a ser uma importante notícia. O mesmo vale para um blog. Qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode criar uma página e gerar conteúdo diariamente.
O jornalismo ficou mais rápido. Hoje há a necessidade da notícia "na hora". Todos sabem tudo o que acontece em tempo real. Não espera-se mais para ler o que vai sair no jornal no dia seguinte. Essa rapidez com que a notícia é gerada também exige uma maior preparação dos jornalistas. Há a necessidade de se adequar aos novos tempos e formas de comunicação.
O mesmo é válido para as empresas. Muitas ainda não possuem, por exemplo, alguma rede social. Agindo assim, elas perdem espaço no mercado, e a chance de ficarem mais próximas de seus clientes. O mercado de trabalho está mais competitivo.
Para estar preparado para essa nova era da comunicação, o jornalista precisa enfrentar os problemas que surgem no cotidiano, sempre com criatividade e, claro, mantendo a ética. O contato com as pessoas se tornou mais fácil nesta era digital. Por isso, é necessário cada vez mais tolerância e capacidade de discernir o certo do errado, para que a ética não seja confundida com interesses pessoais.
Por Daiani Caroline Coelho
(Fotos: Google Images)
Nenhum comentário:
Postar um comentário