Eles estão logados, e você?
![]() |
Gerações Y e Z: aprender na prática e se comunicar com instantaneidade |
Recentemente tive algumas experiências em sala de aula. Ministrei palestras sobre ética e cidadania para alunos do CEDUP Blumenau, através do programa de voluntariado da Junior Achievement.
Minha experiência foi muito enriquecedora, pois há tempos não tinha tanta convivência com adolescentes. O que constatei é que se trata de uma geração inquieta, que não tem paciência para longas explicações e gosta de aprender na prática.
Em conversa com alguns professores percebi que há um certo conflito, uma resistência dos profissionais da educação para com a forma com que essa geração se comporta.
Chamou-me muito a atenção quando uma das alunas gritou para uma colega que estava no fundo da sala: “ei, fulana, me responde!”. Então notei que ambas estavam conectadas à internet através de smartphones.
Quando eu e meu colega passamos nosso e-mail pessoal, imediatamente alguns já disseram “encontramos vocês no Facebook, mandamos convite”. Estavam equipados com tablets e notebooks – extra oficialmente, pois a escola em questão não utiliza esses dispositivos em aula.
É algo que até pouco tempo não se via. Me fez despertar para uma realidade que está aqui debaixo de nossos olhos. Se quisermos nos comunicar de forma assertiva com esse público (os das chamadas gerações Y e Z, que já nasceram com as facilidades tecnológicas), seja para vender, seja para informar, temos que estar “antenados” na forma com que eles lidam com as tecnologias, na linguagem. Do contrário não surte efeito.
Eu quando cheguei em casa, tratei de adicionar todos os que me enviaram convite para as redes sociais, postei as fotos e ‘curti’ todos quantos pude. O mínimo que esses jovens e adolescentes esperam é que estejamos logados.
Por Cícero Nogueira
Foto: Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário