
Este crescimento da internet como plataforma de debate democrático, fez com que políticos do mundo inteiro se voltassem para as novas ferramentas sociais, com intuito de se relacionar e interagir com os eleitores. O estopim para este crescimento desenfreado foi a estratégia utilizada pelo presidente Barack Obama durante sua campanha eleitoral nos EUA. A tática de Obama comprovou a eficiência das novas ferramentas da web, tanto na mobilização de eleitores, quanto na contribuição para o crescimento da popularidade e notoriedade dos políticos.
Para o presidente do Grupo Orium Comunicação e Marketing, Alexandre Monteiro Chequim, estar inserido em comunidades virtuais é essencial. A atuação nas redes sociais pelos políticos contribui para uma interação entre os dois públicos, onde é possível falar e ouvir. “Trata-se com certeza de uma estratégia de marketing para estar mais próximo da população, e interagir com seus eleitores e potenciais eleitores”, explica Alexandre.

Em Blumenau, os políticos estão mostrando que estão cada vez mais familiarizados com as redes sociais. Durante a enchente de setembro de 2011, por exemplo, o vereador Fábio Fiedler (PSD) fez uso frequente das redes sociais. Diariamente ele repassava informações oficiais sobre nível do rio, fotos de onde passava e informações sobre definições das reuniões internas, do chamado gabinete de crise.

Quem se beneficia com todo este crescimento é a própria sociedade, que agora tem a oportunidade de acompanhar de perto o que os políticos brasileiros andam fazendo.
Veja abaixo um vídeo sobre a estratégia política de Barack Obama:
Fotos: Divulgação/Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário