quarta-feira, setembro 28, 2011

A utilização das redes sociais na política brasileira

Por Stéfany Pessoa

A internet é o maior canal de informação existente na atualidade. Segundo dados divulgados pelo IBOPE Nielsen Online, o acesso à internet no Brasil atingiu 77,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2011.

Este crescimento da internet como plataforma de debate democrático, fez com que políticos do mundo inteiro se voltassem para as novas ferramentas sociais, com intuito de se relacionar e interagir com os eleitores. O estopim para este crescimento desenfreado foi a estratégia utilizada pelo presidente Barack Obama durante sua campanha eleitoral nos EUA. A tática de Obama comprovou a eficiência das novas ferramentas da web, tanto na mobilização de eleitores, quanto na contribuição para o crescimento da popularidade e notoriedade dos políticos. 


Para o presidente do Grupo Orium Comunicação e Marketing, Alexandre Monteiro Chequim, estar inserido em comunidades virtuais é essencial. A atuação nas redes sociais pelos políticos contribui para uma interação entre os dois públicos, onde é possível falar e ouvir. “Trata-se com certeza de uma estratégia de marketing para estar mais próximo da população, e interagir com seus eleitores e potenciais eleitores”, explica Alexandre.

No Brasil muitos políticos já se deram conta de que o uso das novas ferramentas sociais pode contribuir e muito na aproximação com o eleitor. E por isso, vemos cada vez mais eles surgirem em redes como o Twitter, Facebook, Youtube, blog, Orkut, MySpace, entre outras. Atualmente, estima-se que cerca de 60% dos políticos brasileiros tenham perfis em algum tipo de rede social. 

Em Blumenau, os políticos estão mostrando que estão cada vez mais familiarizados com as redes sociais. Durante a enchente de setembro de 2011, por exemplo, o vereador Fábio Fiedler (PSD) fez uso frequente das redes sociais. Diariamente ele repassava informações oficiais sobre nível do rio, fotos de onde passava e informações sobre definições das reuniões internas, do chamado gabinete de crise. 

Já o vereador Napoleão Bernardes (PSDB) é um velho conhecido nas redes sociais. Napoleão está presente no Twitter, Orkut, Facebook, Youtube, Flickr, FormSpring, além do site onde diariamente presta contas do seu trabalho como vereador. No ano passado Napoleão criou uma nova forma de ouvir os cidadãos. Numa iniciativa pioneira em Blumenau, ele ficou disponível para responder a questionamentos dos internautas em tempo real, num chat em vídeo, ao vivo, utilizando a própria webcam.

Quem se beneficia com todo este crescimento é a própria sociedade, que agora tem a oportunidade de acompanhar de perto o que os políticos brasileiros andam fazendo. 

Veja abaixo um vídeo sobre a estratégia política de Barack Obama:



Fotos: Divulgação/Google

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