A ideia inicial de usar as redes sociais como vantagem nas eleições começou com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. E hoje, temos vários políticos brasileiros que aderiram ao uso dessa ferramenta.
O Twitter, por exemplo, vem com uma febre entre todos. Como uma forma de se aproximar dos eleitores, contar projetos que pretendem realizar e até mesmo notícias. Muitos também utilizam para contar sua rotina para todos que o seguem. É uma forma de fazer com que as pessoas se tornem mais próximas deles.
Entre todos os políticos, temos os representantes catarinenses, que passam diariamente notícias e informações importantes através da ferramenta. Em Santa Catarina, especificamente em Blumenau tivemos um grande exemplo disso, nessa última enchente que atingiu a cidade vários representantes da política catarinense e local ajudaram com informações relevantes.
O Deputado Estadual Jean Kuhlmann e o vereador Fábio Fiedler , foram grandes contribuidores. Passavam informações constantemente sobre o nível do rio, situações de emergência na cidade, e notícias de grande importância, com o intuito de ajudar as pessoas a ficarem mais informadas.
Site reúne perfis políticos no Twitter
O site PoliTweets , foi uma das primeiras ferramentas que se especializou ao mesmo tempo em Twitter e Política no Brasil. O site teve grande participação depois das eleições de 2008 e 2010. Foram direcionados esforços em ferramentas de monitoramento e análise, atendendo assim a todos os envolvidos no processo eleitoral.
Estamos próximos do lançamento da nova versão, e se você é um cidadão, um político, um jornalista ou um marketeiro, faça como os nossos mais de 15.000 usuários da versão anterior e junte-se a nós.
Muitos políticos têm perfis no site, e usam o espaço até mesmo para dizer o que estão fazendo, se defendem de acusações, falam e dão opiniões sobre projetos, respondem a dúvidas, ficando mais próximos dos eleitores.
O PoliTweets reúne perfis de 49 políticos brasileiros, tanto do Executivo quanto do Legislativo, ao todo eles somam aproximadamente 22.263 seguidores, mas esse número vem aumentando a cada.
Quase todos não têm mais que uma centena de seguidores. O político mais popular é o governador José Serra, com quase 10 mil seguidores.
O Twitter é visto pelos políticos como uma nova ferramenta muito útil, pela agilidade e rapidez que traz. Além de criar uma relação direta com as pessoas e fazer com que as opiniões possam ser ouvidas com mais facilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário