Por Jailson Angeli
Vitor Belfort é um entusiasta do esporte. São diversas as declarações que ele deu afirmando que o UFC vai ser o esporte preferido dos Brasileiros. Ao site Uol ele colocou prazo para isso acontece.
“Brasil, se prepare: O UFC está chegando. Estamos caminhando para ultrapassar o futebol em três anos, e eu sei que isso é um fato. Onde o UFC vai, supera todo mundo. Eu não sou um sonhador louco. Isso é realidade”, afirmou Belfort. Já ao blog Mano a Mano, ele enfatiza sua participação no passado, presente e futuro do esporte.
“O UFC é o esporte que mais cresce no mundo e isso é notório, a estatística mostra isso, mas pra mim é uma emoção muito grande. Eu fiz parte do passado, faço parte do presente e vou fazer parte do futuro com certeza.” Vitor Belfort.
As declarações do lutador chamaram minha atenção. Então fui pesquisar a fundo o UFC. Eis o resultado. Ultimate Fighting Championship, primeiro evento renomado de vale tudo desde 1993. Objetivo inicial na época era descobrir o melhor lutador do mundo independente do estilo de artes marciais que ele praticava, desde jiu jitsu, boxe, karatê, muay thay entre outras. A inspiração do UFC é o vale tudo. E tem semelhança mesmo se observarmos as regras. Ringue de oito cantos, 3 assaltos de 5 minutos e em lutas que valem títulos são 5 assaltos.
Mas é esse esporte que é a moda no momento, devido ao grande potencial de marketing que o difundiu no mundo todo. E ai, será que as pessoas gostam do esporte no Brasil? Sim, gostam. E o nosso povo gosta de esportes onde temos campeões, então vão torcer durante muito tempo para os nossos lutadores, já que o país é uma verdadeira fábrica de talentos. E os clubes de futebol observando esse crescimento estão de olho no que o esporte está movimentando em dinheiro. A marca UFC está avaliada em 1 bilhão de dólares, segundo a Revista Forbes. Mais de 300 produtos estão licenciados com a marca, o que deve girar em torno de 130 milhões de dólares até o fim do verão de 2012.
No UFC, o brasileiro Anderson Silva , já do Corinthians.É um grande nome do esporte e um dos maiores representes das artes marciais do Brasil, além de ser especialista em Muay Thai e é o atual campeão mundial peso médio do UFC. Minotauro é do Internacional de Porto Alegre . Paulo Thiago, policial do Bope e um dos destaques do esporte no Brasil, é contratado do Cruzeiro.
Na minha opinião,a mistura de futebol com o UFC ainda deve ser amadurecida, pois chega a ser constrangedor um atleta brasileiro ser provocado por sua própria torcida, já que ela não torce pelo mesmo time de futebol. Acredito que o Brasil ainda não esteja pronto para esta mistura, será uma tarefa para os próprios atletas conscientizarem seus torcedores, como Anderson vem tentando fazer, de que o importante é a torcida pelo Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário