Por Liana Formento
O UFC ou Ultimate Fight Championship é um evento de luta que acontece todos os anos e reúne os melhores atletas de MMA (sigla em inglês para Artes Marciais Mistas). O MMA está se tornando um dos esportes mais conhecidos e comentados do mundo. Nos Estados Unidos é considerado o esporte que substitui o boxe. Suas regras são basicamente as mesmas do velho vale-tudo. No sábado 27 de agosto, a cidade do Rio foi o palco desse grande evento que aconteceu na Arena HSBC e reuniu brasileiros contra estrangeiros.
O ring em formato octógono. |
O evento movimentou diversos setores da economia brasileira e foi transmitido para 147 países. Os empresários atentos ao crescimento do esporte aproveitaram a chegada do MMA para lucrar. A Exim, responsável pelo licenciamento da marca na América Latina, negocia mais de 300 produtos relacionados ao evento e diz ter faturado mais de US$ 130 milhões no Brasil, só em 2011. Para 2012 a empresa pretende distribuir até 500 produtos com a marca.
Ingressos / Foto: Divulgação. |
O primeiro evento de UFC foi realizado em 1993. O objetivo era descobrir o melhor lutador do mundo, independente do estilo de artes marciais. Nessa época praticamente não existia regras para as lutas, elas eram violentas e muito brutais. O primeiro campeão de UFC foi o brasileiro Royce Gracie, em 12 de novembro de 1993, na cidade de Denver no Colorado, nos Estados Unidos.
O UFC saiu do Rio para conquistar o mundo e a cada dia se torna um dos esportes mais comentados. A cidade continua sendo um pólo exportador de profissionais para os ringues internacionais.
Da esquerda para direita: Vitor Belfort, Anderson Silva, José Aldo, Maurício Shogun e Royce Gracie. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário