sábado, setembro 17, 2011

A Solidariedade que move Blumenau

Por Matheus Gritten

Nesta última semana, Blumenau, bem como outros municípios do Vale do Itajaí, sofreram mais uma vez com fortes chuvas, e consequentemente, com a enchente que assolou a região. Grande parte da população foi afetada, direta ou indiretamente, tendo sua casa ou rua invadida pelas águas, ou sua empresa, ou mesmo algum amigo ou conhecido que passou por dificuldades.

Eu fui um dos moradores de Blumenau que foi atingido diretamente. Eu e minha família vivenciamos a angústia, mas também mantivemos a esperança de que tudo daria certo no final, com nossa cidade se reerguendo, literalmente sacudindo a poeira e mais uma vez, se reconstruindo. O povo desta cidade, é lutador. Blumenau já passou por mais de uma centena de enchentes – esta de setembro não foi a primeira e tampouco será a última – e aprendeu a restabelecer a normalidade em questão de dias. 

Entretanto, é necessário reconhecer que muito ainda precisa ser feito para que a população da cidade possa se prevenir e evitar um grande número de danos. Aperfeiçoar o sistema de cotas de inundação das ruas, já que o atualmente usado se refere às medições realizadas na década de 1980. Também é importante conscientizar os moradores para que deixem as áreas de risco, de deslizamentos, e as que foram atingidas com os alagamentos conforme o avanço das águas do rio Itajaí-Açu. 

E apesar dos percalços, a vida segue. As águas subiram, mas baixaram. Ficou a lama e a poeira, mas em seguida outra chuva, mais leve, se encarregou destas.  E o que sempre acompanha o fim de um acontecimento como este, toma o lugar: a solidariedade. A capacidade de os seres humanos se unirem em prol do bem comum, toma conta das casas e da vida das pessoas. Aqueles que perderam suas coisas, receberão doações. Em 2008, o Brasil inteiro se juntou para que a população catarinense pudesse superar a catástrofe. Em 2011, apesar de que em menor grau, não será diferente.

Começando pelas pessoas que moram ao lado, pela vizinhança. O povo sabe se ajudar, e se unir para reconstruir lares, e assim, retomar o caminho que estavam seguindo. Blumenau se reconstrói, e logo poderá mais uma vez ser reconhecida como a cidade de povo guerreiro, hospitaleiro, e que sabe como dar uma festa, participar dela e receber os turistas. Cidade também que é florida, e assim como ocasionalmente o sol, brilha a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário