sábado, setembro 17, 2011

Ajuda ao lado: Como o blumenauense cooperou depois da enchente

Por Ricardo Lunge

Depois da previsão de enchente e do ocorrido que aconteceu em Blumenau nos dias 08 e 09 de setembro promoveu muito mais que mudanças de rotina, trouxeram mudanças nas atitudes dos blumenauenses. Mesmo a cidade tendo cerca de 280 mil pessoas atingidas, não faltaram pessoas para ajudarem umas as outras em meio ao caos, ao barro e a tristeza nas perdas.

Caminhando pelas ruas , quando as águas ainda baixavam, o que se via eram muitos entulhos e restos de móveis, porém muitas pessoas estavam unidas, umas as outras se ajudando no que era necessário para fazer a limpeza do que restou após as águas baixarem.

Nas redondezas do terminal da fonte, início de um dos maiores  bairros de Blumenau, Garcia , um dos locais em que a água subiu no nível do teto das casas e comércios, na Personal Exercício, academia que a alguns meses foi aberta teve muita lama e equipamentos, fichários e anotações para serem arrumados. Ao chegar ao local no sábado (10), o proprietário, Sérgio Carvalho, com um olhar e algumas palavras pode expressar o que a maioria da população tinha a dizer naquele momento: “Não sei nem por onde começar”.

Lama, vidros quebrados e papéis molhados eram o que se tinha como companhia, porém, como em uma equipe que trabalha unida, as pessoas, amigos e conhecidos, foram chegando na academia, e com uma atitude de família, já pegavam em um rodo ou vassoura e começava a limpeza, algumas horas e podemos presenciar, e claro,participar desta oportunidade de ajuda. O local não parecia o mesmo. Onde existia barro, o branco voltou, onde haviam vidros quebrados, um suporte de madeira foi colocado para amenizar o buraco causado, tudo com auxilio dos amigos.

Ficou muito claro com esta situação ocorrida em Blumenau que a cooperação é algo que está no ser humano. A ajuda ao próximo é provocada das mais diversas formas, e nestes momentos pode-se perceber como todos procuram ajudar como podem.
E aqui em Blumenau muitas amizades foram construídas através das limpezas ocorridas nos locais afetados. Enquanto isso a cidade busca se recuperar e voltar ao seu normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário