Na última semana mais uma enchente abalou, não só Blumenau mas também outras cidades de Santa Catarina.
Durante esse periodo as rádios e emissoras de televisão não pararam de trabalhar, sempre pensando em passar a informação para o público.
A Força do Rádio(Clube, Nereu Ramos e 90 FM) formou a rádio da solidariedade, assim como na tragédia de 2008 , que ficaram no ar o maior tempo possível, só parando quando a luz terminava, em 2011 mais uma vez ficaram no ar prestando esse serviço a comunidade,a TV Galega também ficou ao vivo até a madrugada, tudo para ajuda a população de Blumenau e também pelo amor ao jornalismo.
Em 2008, eu estava trabalhando na Rádio Clube, pude acompanhar de perto todo esse trabalho, foi uma loucura, nós eramos as únicas rádios ao vivo e com isso os nossos telefones ficaram ocupados, eram muitas pessoas ligando pedindo ajuda, procurando parentes, outras pra dizer que estavam bem e queriam avisar os familiares, foram mais de duas semanas de programação totalmente voltada ao povo da região, voltada para ajudar, demorou dias até voltar a programação normal.
Naquela hora não importava mais a qual emissora cada um trabalhava, eram todos juntos, com vontade e amor para ajudar Blumenau.
Agora em 2011 já na CBN, quando vimos que realmente iria dar enchente, pensei que iria viver 2008 novamente, ficamos no ar até onde dava, fizemos a nossa parte também já que a CBN diferente das outras rádios da região, ela é nacional da Rede Globo, mudamos a programação daqui o quanto nós podiamos, boletins ao vivo em todos os espaços que tinhamos local para fazer o nível do rio, dar alguma outra informação, depois de um tempo não teve mais jeito, a rádio saiu do ar, e as notícias e informações ficaram por conta da nacional.
Mesmo assim, fizemos o nosso trabalho e depois, na segunda feira,uma programação quase toda local na rádio, com entrevistas, informações de todas as cidades atingidadas, e um resumo de tudo que aconteceu e até o nivel das aguas do Rio Itajaí Açu abaixar, nós fizemos boletins ao vivo de hora em hora passando a medição realizada.
Foi um bom trabalho e tenho orgulho de ter participado, tanto em 2008 como agora em 2011.
Foto: Google Imagens
Por Jaade P. de Andrade Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário