A eleição de Barack Obama, mudou a relação entre políticos e eleitores. A experiência americana reflete também aqui.
Se antes político só era visto e encontrado em época de eleição, agora todos eles, de direita ou de esquerda estão cada vez mais presentes. Todos os deputados estaduais catarinenses, por exemplo, possuem sítios na internet. Alguns são localizados em mais de um endereço, com páginas segmentadas para públicos diferentes e blogs.
O fenômeno das redes sociais é recente entre os parlamentares catarinenses. Porém à grande maioria faz do twitter, uma ferramenta para confessar ao eleitor cada passo na agenda parlamentar. A maior parte das frases tuitadas, relata o que o político está fazendo naquele momento.
Mesmo que, não gostar de política seja uma máxima entre grande parte da população, uma rápida busca no Facebook mostra que a maioria dos deputados estaduais tem milhares de seguidores na rede.
O deputado Ismael dos Santos, conta com mais de 15 mil amigos nas redes sociais. Divididos entre o Orkut, Twitter e facebook. O blumenauense fez da internet diferencial na busca pela vaga no parlamento na última eleição. Sua campanha no Orkut contava com uma rede de 5 mil amigos, que disseminavam a mensagem do candidato na rede. Militância virtual que transformou o candidato em deputado eleito, com a sétima maior votação, entre os mais de 200 concorrentes. O deputado também mantém um site, onde é possível encontrar além da biografia e das últimas notícias, um canal para recebimento de sugestões.
Porém, se Obama é referencial mundial do uso das redes sociais, a candidata que saiu da selva em busca da cadeira presidencial, Marina Silva é o exemplo de eficiência no uso da internet em campanha eleitoral aqui no Brasil. Com tempo reduzido no horário eleitoral, em um partido pequeno e sem dinheiro para financiar sua campanha, a Verde focou as estratégias para uma campanha através da internet.
A mobilização conseguida por Marina surpreendeu até mesmo os analistas políticos. Nenhuma das pesquisas de opinião conseguiu registrar a força resultante da mobilização virtual chamada de “MOVIMENTO MARINA”. Com a abertura das urnas, os 20 milhões de votos da candidata Verde, revelaram o potencial da rede.
Mais que ferramenta de campanha, mesmo que ainda de forma muito tímida, a internet está transformando-se em ferramenta de acompanhamento da ações e da forma de pensar dos políticos.
A interação entre político e cidadão deixou de acontecer apenas de quatro em quatro anos. Passou a ser instantânea. Não apenas para receber o conteúdo de interesse de quem busca periodicamente voto. Mas também, para expressar e fazer ouvir a voz do cidadão comum, que através da internet muitas vezes é potencializada. Nenhum político pode desprezar o poder da internet. Toda mensagem precisa ser considerada. A internet reduziu a distância entre o eleitor e seu representante a apenas alguns clicks.
Postado por: Emerson Antunes
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