Por Ricardo Lunge
As redes sociais estão no dia a dia dos brasileiros que fazem uso da internet, e nisso podemos incluir os políticos. Depois que a globalização invadiu a sociedade e com isso trouxe mudanças no comportamento e atitudes das pessoas diante do mundo digital faz com que a classe política do nosso país mudasse a sua maneira de tratar a sua atuação na web.
Com um projeto de lei aprovado sobre o uso das midias nas eleições de 2010, e com cada vez mais um uso constante destas ferramentas, os candidatos e os já atuantes tem estado mais presentes e promovem seus nomes e propostas onde eles procuram aumentar a sua atuação.
Um exemplo real foi em relação aos principais candidatos á Presidência, Dilma Roussef, José Serra , Marina Silva e Ciro Gomes que tiveram atuação maior nas redes sociais constando com mapeamento de suas atuações dentro da rede.
MSN, Blogs, site, Facebook, Orkut e Twitter são as ferramentas mais usadas pelos presidênciáveis que perceberam esta lacuna, e substituiram a dificil missão de estar em vários locais, onde trocaram o corpo a corpo, pela "tela a tela", sendo assim, cada um trouxe mais informações em seus sites , nas outras ferramentas de uso e cada um buscou uma maior aproximação com o eleitorado.
Com a denominação "Palanque virtual", as redes sociais trouxeram uma maior possibilidade ao candidato em mostrar seu trabalho, fazer uma apresentação maior a este público, bem como o próprio eleitor buscar maiores informações junto ao que circula na internet e nos próprios dominios dos candidatos.
Suas estratégias foram das mais diversas, e se mostrou eficiente apartir de que a sua popularização alcançou altos indices e culminou com a sua eleição.
As redes sociais estão no dia a dia dos brasileiros que fazem uso da internet, e nisso podemos incluir os políticos. Depois que a globalização invadiu a sociedade e com isso trouxe mudanças no comportamento e atitudes das pessoas diante do mundo digital faz com que a classe política do nosso país mudasse a sua maneira de tratar a sua atuação na web.
Com um projeto de lei aprovado sobre o uso das midias nas eleições de 2010, e com cada vez mais um uso constante destas ferramentas, os candidatos e os já atuantes tem estado mais presentes e promovem seus nomes e propostas onde eles procuram aumentar a sua atuação.
Um exemplo real foi em relação aos principais candidatos á Presidência, Dilma Roussef, José Serra , Marina Silva e Ciro Gomes que tiveram atuação maior nas redes sociais constando com mapeamento de suas atuações dentro da rede.
MSN, Blogs, site, Facebook, Orkut e Twitter são as ferramentas mais usadas pelos presidênciáveis que perceberam esta lacuna, e substituiram a dificil missão de estar em vários locais, onde trocaram o corpo a corpo, pela "tela a tela", sendo assim, cada um trouxe mais informações em seus sites , nas outras ferramentas de uso e cada um buscou uma maior aproximação com o eleitorado.
Com a denominação "Palanque virtual", as redes sociais trouxeram uma maior possibilidade ao candidato em mostrar seu trabalho, fazer uma apresentação maior a este público, bem como o próprio eleitor buscar maiores informações junto ao que circula na internet e nos próprios dominios dos candidatos.
Exemplo de atuação virtual,e claro, real, Barak Obama, Presidente dos EUA, mostrou em sua campanha como montar uma estratégia de alcance maior dos eleitores, e buscou votos, através dos contatos nas redes sociais.
Suas estratégias foram das mais diversas, e se mostrou eficiente apartir de que a sua popularização alcançou altos indices e culminou com a sua eleição.
Com toda a democratização nesta era digital consolidada, cada vez mais os olhares e as intenções tem se voltado para as redes sociais, que em conjunto criaram comunidades que se propagam e buscam defender ideiais e ideias. Esta ferramenta se mostrou eficaz, pois proporcionou uma análise maior e com informações que ajudam todo cidadão atento para ter e fazer a melhor escolha.
Fotos: Google Imagens
Fotos: Google Imagens
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