quarta-feira, setembro 28, 2011

A internet como palanque

Desde seu surgimento a internet teve o poder de unir pessoas e mostrar idéias, porém nos últimos anos cada vez mais gente utiliza esse meio como elemento de promoção voltado a fins específicos. Fazer política numa era em que grande parte da população está conectada e participa ativamente expondo suas opiniões, por exemplo, pode ser difícil de um lado, mas muito vantajoso de outro. Os candidatos já descobriram os gandes benefícios e estão investindo pesado nessa ferramenta.

Em 2008 o então candidato a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama,  soube muito bem disso e foi um dos primeiros políticos a investir efetivamente na utilização das redes sociais. Para ele a web 2.0 fez uma enorme diferença. A medida que participava ativamente das redes, ia recrutando simpatizantes que passaram a ser seus cabos eleitorais em suas ruas, bairros e cidades.

Com a medida ele não tinha apenas alguns profissionais trabalhando a seu favor, mas sim, milhares de pessoas. Também foi através de redes sociais que ele mostrou sua vida e se aproximou dos eleitores, desmistificando a figura de homem intangível e estabelecendo um diálogo direto com milhares de pessoas. Ao conversar com seus possíveis eleitores pelo twiter , facebook, entre outros , ele também identificava através desse meio o que cada região estava pensando ao seus respeito e em que pontos deveria trabalhar.

Certamente ele tinha uma mensagem e boas propostas para apresentar ao povo americano, mas foi através de várias redes sociais que ele conseguiu um espaço importante e barato para difundi-las. Com a internet também conseguiu a maioria do dinheiro arrecadada para financiar sua campanha. Com as doações de pequenas quantias feitas por cidadãos americanos ele somou um valor suficiente para pagar toda a propaganda política que viria a fazer nos veículos de massa.

Numa avaliação geral, feita por diversos pesquisadores da área através do vídeo Obama Digital , a campanha política feita por Obama através da internet,aliada aos meios tradicionais, foi a mais sucedida da história. De acordo com os estudiosos a estratégia é algo que estará cada vez mais presente nas eleições de todo o mundo e foi fundamental para a vitória do democrata sobre o republicano John McCain .

Por Helena Marquardt

Nenhum comentário:

Postar um comentário