quarta-feira, setembro 14, 2011

MMA é o novo esporte do brasileiro

Descobrir o mais completo lutador do mundo. Com esse objetivo foi criado o Ultimate Fighting Championship (UFC)  em 1993. O UFC é quem organiza o maior evento de mixed martial arts do mundo , artes marciais mistas, conhecido como MMA, um esporte que vem tomando conta do espaço na mídia e nas academias.   

Dana White , presidente do UFC, é o grande responsável pela transformação do vale-tudo em MMA, um esporte com regras claras e em expansão até no país considerado do futebol, como disse o lutador Minotauro  em uma entrevista “Vamos desbancar o futebol”. O MMA combina técnicas de várias lutas, as principais são jiu-jitsu , muai thay , luta Greco-romana , boxe  e judô.

No dia 27 de agosto, o Rio de Janeiro recebeu o 2º UFC no Brasil. Uma noite que pode render até 70 milhões de reais de acordo com a Veja on line. Só a marca do Ultimate Fighting Championship está avaliada em mais de 1bilhão de dólares, afirma a revista Fortune.

Canais pagos sempre transmitem os campeonatos, mas o que surpreendeu a muitos, foi um canal aberto da televisão brasileira, a Rede TV!, transmitir as lutas ao vivo do evento realizado. Os boatos, inicialmente, transcorreram no sentido de que isso seria loucura ou prejuízo para Dana White.

Enganaram-se os que pensaram assim. A Rede TV! chegou a atingir, por alguns momentos, o 1º lugar em audiência. A luta final do evento, das 22h à meia noite, entre o brasileiro Anderson Silva e o japonês Yushin Okami, fez a emissora atingir 13 pontos e alcançar o primeiro lugar.

A média geral de pontos no Ibope  foi de nove, o que levou a Rede TV! a ficar em terceiro lugar, atrás da Globo e da Record. Durante muitos momentos, a Rede TV alcançou o segundo lugar, com 11 pontos, atrás apenas da rede Globo.

O UFC fez a Rede TV! atingir a sua maior audiência no Ibope, segundo a colunista da Folha, Keila Jimenez . O resultado significa duas vezes mais a audiência da emissora em sua média/dia (das 07h à meia noite), que é de 1,5 ponto.

O canal aberto ajudou a divulgar o esporte, atingiu a audiência recorde e agora vai colher os frutos. Com a oportunidade, a emissora se tornou mais conhecida, conquistou um público que não tinha e agora vai lucrar mais.
  
Dana White atingiu a meta de divulgar e popularizar o esporte no Brasil. Os dados do Ibope comprovam o fato. Muitas pessoas que nem conheciam o MMA se interessaram e no próximo campeonato vão recorrer aos pay per view, canais pagos, para assistir as lutas periodicamente. 

Vitor Belfort, Anderson Silva, José Aldo, Maurício Shogun e Royce Gracie.

 O UFC Rio de Janeiro contou com a participação de brasileiros renomados no MMA como Anderson Silva (The Spyder), Mauricio Rua Shogun, Antonio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, Thiago Tavares e Paulo Thiago.


O vídeo abaixo a beleza do Rio de Janiro se mistura aos maior campeonato de luta.


Por Karin Bendheim
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário