domingo, setembro 18, 2011

Depois da enchente Blumenau começa a se reerguer

 

 A situação pela qual os blumenauenses não queriam passar novamente tão cedo, infelizmente aconteceu, mais uma enchente atingiu a cidade. O pico máximo do rio Itajaí-Açu foi de 12m60cm na sexta-feira (09), o que fez com que várias ruas fossem atingidas pelas águas, prejudicando a maioria da população.

Blumenau foi uma das cidades mais prejudicadas pela enchente, cerca de 280 mil pessoas foram afetadas, aproximadamente 390 ruas ficaram alagadas. Muitas famílias tiveram que sair de suas residências e se alojar em abrigos que foram abertos na cidade, muitas também ficaram ilhadas. A área da saúde, da educação, do transporte coletivo e do comércio foram afetadas. A distribuição de água e luz ficou comprometida em grande parte do município.

As previsões indicavam que o rio Itajaí-Açu em Blumenau chegaria a 14 metros, o que iria somente piorar cada vez mais a situação, mas felizmente isso não aconteceu. E, depois de vários dias de muita chuva, o nível do rio começou a baixar.

Então, começou a parte mais difícil, limpar toda a sujeira que fica depois de uma enchente. Parecia que Blumenau tinha passado por uma guerra, muita sujeira e pó pelas ruas da cidade.

Mas, a população de Blumenau é muita unida e também solidária, todos estavam determinados a reerguer a cidade, e continuar a vida.

Todos juntos por apenas uma causa, fazer com que tudo ficasse como antes. Todos começaram a limpar suas casas, empresas, as calçadas e as ruas que foram atingidas.

A limpeza das ruas atingidas pela enchente e a retirada de entulhos devem custar cerca de R$ 4,5 milhões. A prefeitura do município busca o valor junto ao governo do Estado.



Pontos turísticos da cidade como, o parque Vila Germânica e Ramiro Ruiediguer foram bastante atingidos pela água. Mas, no dia seguinte após a enchente a limpeza já começou.
O Parque Ramiro Ruediger ficou interditado por alguns dias para poder ser limpo e arrumado para o uso da população, foi reaberto ao público no dia 17 de setembro.


Já a Vila Germânica começou a ser limpa a todo o gás, pois a contagem regressiva para a Oktoberfest já começou e tudo tem que estar pronto até o dia 06 de outubro.

Hoje faltam 18 dias para o início da festa, e o local já está limpo, e na última semana começou a ser enfeitado e os retoques finais arrumados.

Por mais que a enchente trague estragos e tristeza para todos, a determinação e luta para que tudo volte ao normal continua de maneira incessante, força Blumenau, logo tudo estará como era antes.

Por Camila Tibes.

Fotos: Jaime Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário