quarta-feira, setembro 14, 2011

Brasileiros faturam alto no UFC Rio 2011

Por Marcos Maia Borges

Foi um espetáculo sem precedentes na história profissional das lutas marciais no Brasil. O UFC Rio, evento de MMA (Artes Marciais Misturas, na sigla em inglês), que ocorreu no dia 27 de agosto no HSBC Arena, no Rio de Janeiro. O que impressiona mais ainda é o valor financeiro direto e indireto que o UFC gerou, a RedeTV!, uma das emissoras que transmitiu o evento, estava vendendo quatro cotas de patrício no valor de R$ 1,2 milhão cada. Uma marca de suplementos pagou R$ 1,61 milhão para estampar a marca dela no certame, pois bem, fica evidente o tamanho e o poder deste esporte.

A plateia composta por mais de 20 mil pessoas pode assistir a 12 combates entre os maiores atletas da modalidade do mundo, entre eles Anderson Silva, o Aranha, atual detentor do título da franquia que defendeu o cinturão contra o japonês Yushin Okami. Além dele, Rodrigo Minotauro, Mauricio Shogun e Edson Barboza foram os destaques das lutas.



A pergunta que fica nas cabeças de muitos daqueles que apreciam a modalidade é: quanto faturou cada superlutador que lá esteve?

Faturamento

Anderson Silva, o Aranha (foto), esteve defendendo o título contra o japonês Yushin Okami. Para isso o lutador brasileiro embolsou nada mais nada menos que aproximadamente R$ 5 milhões, entre bolsa pelo combate, premiação, patrocínio e vendas de pay per view. A visibilidade alcançada pelos combatentes é tão grande que o Aranha apareceu, até mesmo, num quadro de dança da maior rede de televisão do Brasil, a Globo.

Para estampar a sua marca no calção de Anderson Silva uma marca de cosméticos teve de desembolsar por volta de R$ 170 mil, valor considerável até mesmo comparando com clubes de futebol, o filé dos patrocínios, que cobram pouco mais que isso por pequenas inserções nas mangas ou na parte de trás dos calções.

Rodrigo Minotauro, antigo bicho papão do MMA e símbolo da modalidade no Brasil, levou R$ 160 mil pela sua vitória no espetáculo, assim como Edson Barboza.

Rodrigo Minotauro e Anderson Silva, aliás, entraram no tatame representando dois clubes de futebol, o Internacional de Porto Alegre e o Corinthians , respectivamente. O detentor do título e maior ídolo do UFC, Anderson, assinou contrato com o clube até 2012, com possibilidade de renovação. O atleta também é agenciado pela 9ine, empresa que tem como acionista o ex-jogador Ronaldo Fenômeno.

Crescimento do esporte

A popularidade do MMA (foto) está crescendo assustadoramente em todo o planeta. Nos Estados Unidos da América, por exemplo, já ultrapassou o antes imbatível futebol americano. “Os atletas são melhores, é a evolução natural. São mais completos, estão treinando de tudo.

O evento, então, é um absurdo o aumento que teve em popularidade. Hoje ele é profissional, tanto que passou a NFL em popularidade nos EUA. Um dia ainda passará o Super Bowl”, diz Pedro Rizzo, primeiro peso-pesado brasileiro de renome no UFC.

“Quem for assistir esse evento vai ver um showzaço, vai ver a Copa do Mundo do MMA. Para os EUA o UFC tem mais moral que a Copa do Mundo de futebol, chega a ter a maior audiência. Vai ser incrível para mostrar o Brasil para o mundo inteiro”, diz Wallid Ismail, dono do Jungle Fight, o maior evento do esporte na América Latina, em entrevista que pode ser assistida aqui.

O sucesso do MMA pode ser atestado com o fato de que Anderson Silva é único atleta agenciado pela empresa de Ronaldo, a 9ine, até o momento. E, segundo o ex-jogador, a política da agência é trabalhar somente “com atletas de ponta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário