quarta-feira, setembro 14, 2011

Bandeirantes e Globo começam a disputa para tirar UFC da RedeTV! em 2012


Com o crescimento do Ultimate Fighting Championship UFC, organização que agrupa o Mixed Martial ArtsMMA , aqui no Brasil, a Globo e a Bandeirantes já se preparam para adquirir os direitos da transmissão em 2012. A RedeTV!  liderou por 14 minutos a programação da TV aberta com 12,8 pontos no Ibope contra 12,6 pontos da emissora global, sendo que cada ponto é considerado como 58 mil domicílios na grande São Paulo. O tempo foi o necessário para os telespectadores verem a luta de Anderson Silva, conhecido com “Spider”, contra o japonês Yushin Okami, final que deu a vitória fácil ao brasileiro. Das outras sete lutas que envolviam brasileiros, seis deles foram vitoriosos, entre eles Maurício Shogun e Rodrigo Minotauro que venceram por nocaute.


O gás para o início da briga entre as emissoras se deu neste último fim de semana, onde a RedeTV! foi a única emissora de canal aberto a transmitir as lutas que aconteceram no Rio de Janeiro. O SPORTV da Canal Combate, ambos da TV fechada e pertencentes à Rede Globo, também transmitiram o evento.

A emissora global já poderia ter em suas mãos o direito de transmissão, mas não quis receber, há cerca de um ano, representantes da Cia de Lutas, organizadores do evento, para fechar o contrato. A Globo tem o costume de comprar os direitos de transmissão de vários eventos internacionais, mas não os transmite, tática para despistar a concorrência. Como exemplo é a compra dos direitos da Champions League, que em 2009 a emissora não passou os jogos do torneio, nem as suas fases semifinais, só dando ênfase para a final do campeonato. Nada preocupa a Globo contra o seu quadro geral, quase sempre imbatível e inalcançável. Geralmente quando alguém se aproxima demais no ibope, a emissora da um jeito de abocanhar o programa da concorrência e acoplá-lo de alguma forma a sua grade de programação.


No caso da Bandeirantes, a situação foi um pouco mais complicada. A emissora chegou a fazer uma proposta aos executivos da Cia de Lutas quase que em cima da hora. Os organizadores poderiam receber muito mais, só que a parceria de três anos com a RedeTV! pesou mais. Resolveram deixar como estava.


O UFC pretende fazer aqui no Brasil pelo menos quatro eventos por ano, aumentando ainda mais a especulação das grandes emissoras. Lembrando que o contrato termina da RedeTV! com a Cia de Lutas termina em dezembro deste ano, abrindo a porta para novas propostas de todos os canais!


Clique aqui para saber o que Ricardo Feltrin, colunista do site Uol, entende sobre tudo isso.


Por: Gustavo Woerner

Nenhum comentário:

Postar um comentário