quarta-feira, maio 25, 2011

Vito Gianotti e o jornalismo impresso

 

Com uma vasta carreira no jornalismo, e residindo a mais de cinqüenta anos no Brasil, o italiano Vito Gianotti esteve presente no Ibes Sociesc para palestrar sobre o futuro do jornalismo impresso no país, no dia 27 de abril de 2011.
            
 Vito afirmou que o brasileiro não tem o hábito de ler o jornal todos os dias, e por esse motivo, ele diz que o jornalismo impresso ainda nem chegou ao Brasil. Ele argumenta que esse hábito é raro pelo fato de que é preciso pagar para se ter as informações dos meios impressos, e os brasileiros acabam por recorrer a outras mídias, como a televisão e a internet.

Ainda segundo Gianotti, um dos fatores que poderia incentivar a leitura dos meio impressos, seria a distribuição gratuita de jornais revistas. Segundo ele, o público não deveria pagar para receber informações, ainda mais do dia-a-dia.

Autor de quase trinta livros, Vito Gianotti nasceu na Itália em 1943. Veio morar no Brasil, e participou da militância na oposição sindical dos metalúrgicos de São Paulo. Foi também o fundador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Durante anos, participou de lutas sindicais e populares, inclusive contra a Ditadura Militar. Recentemente, tem trabalhado com palestra, e seu público já ultrapassa dez mil pessoas.

Por Matheus H. Gritten         

Nenhum comentário:

Postar um comentário