Por Ricardo Lunge
No dia 27 de abril de 2011, o italiano que vive no Brasil á mais de 45 anos, Vito Giannotti veio dar uma palestra aos estudantes de jornalismo no auditório da faculdade IBES/SOCIESC.
No dia 27 de abril de 2011, o italiano que vive no Brasil á mais de 45 anos, Vito Giannotti veio dar uma palestra aos estudantes de jornalismo no auditório da faculdade IBES/SOCIESC.
Defensor da mídia impressa, um incansável quando o assunto é o jornal no papel. Giannotti foi por mais de três décadas militante em São Paulo, participando de lutas sindicais contra a Ditadura Militar através de boletins, jornais cadernos e livros durante o regime militar e isso lhe custou algumas torturas e explicações sobre o que escrevia.
Ele foi o fundador do Núcleo Piratininga de Comunicação na década de 1990, proporcionando uma base para aperfeiçoamento dos meios de comunicação da época.
Este homem busca muito a força do jornalismo, onde as verdades devem ser ditas e não omitidas e assim todos poderão entender o que é mídia impressa.
Segundo Vito Giannotti, existem quatro empresas de comunicação que detêm o poder da comunicação no Brasil com poder para manipular e decretar algo para as pessoas, são elas: Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Rede Globo e revista Veja .
O palestrante não acredita no fim da mídia impressa no Brasil, pois para ele, ela nem surgiu ainda como deve ser. Portanto, o fim está distante.
O jornalista de 68 anos é autor de aproximadamente 30 livros, tendo como temas as históricas lutas trabalhistas no Brasil e a importância da comunicação entre os trabalhadores. Embasado muito em dados como, maior tiragem de jornal, menor tiragem, circulações , este italiano mostra como é a leitura de jornal no aqui. Enquanto que em países como Japão, Suécia e Noruega, o índice de leitores é de 70%, aqui no Brasil está em torno de 5% na média e em alguns estados do sul e sudeste o número chega perto dos japoneses.
Por mais que ele é um patriarca do jornalismo impresso, não se deixou para trás em relação as redes sociais, estando ele dentro, com o twitter e facebook, para isso define Vito: “Temos que usar todas as redes sociais, todas as ferramentas possíveis”.
Foto : http://www.sinpronorte.org/
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