quarta-feira, dezembro 01, 2010

Jornalismo 2.0



Para quem nasceu por volta dos anos 80 e 90, ter um vídeo-cassete em casa era o máximo, hoje ele se tornou algo obsoleto. Foi substituído pelo DVD, que já está sendo trocado pelo Blu-ray. Ou até mesmo se pode assistir vídeos em diversos formatos pelo computador.
  
A tecnologia se desenvolve muito rápido, e vários profissionais precisam acompanhar isso. Um deles é o jornalista.

 

Com a internet o campo profissional do jornalismo aumentou muito. Ela pode ser usada tanto como um veículo de comunicação, ou como ferramenta para os veículos tradicionais como o rádio, a televisão, o jornal, entre outros. Marcelo Tas, em palestras feitas pelo Brasil fala da importância da internet. "Isso não é uma rede de computadores, é uma rede de gente", diz.

A web possui muita informação, e nem sempre ela é confiável ou idônea. Aquela regra de ouvir sempre os dois lados continua valendo para a internet. A ética jornalística deve sempre ser preservada, em qualquer veículo que o profissional atue. Hoje, alguém que sabe lidar com essas novas mídias é mais valorizado e buscado que outros, por isso a responsabilidade dele aumenta.

O jornalista de hoje precisa estar preparado para atuar com o jornalismo em tempo real, pois as pessoas não vão precisar esperar o jornal do outro dia, ou o telejornal da noite para conseguir alguma informação, se precisarem dela com urgência, é na internet que vão buscá-la.

Nas palestras, Marcelo Tas fala como o Twitter é importante para o CQC, pois os comentários das pessoas servem para melhorar a qualidade do programa.

Uma pesquisa feita pelo IBOPE aponta que hoje cerca de 67,5 milhões de pessoas usam a internet no Brasil. A web trouxe a convergência das mídias, e o jornalista precisa dominar isso, pois o poder agora está nas mãos do usuário, que com um único click pode nos deixar e mudar de página.


Por João Paulo Souza

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