A internet já faz parte da rotina dos brasileiros. E esse público - que não consegue ais viver longe da rede - tende a tornar-se cada vez maior. Segundo pesquisa do IBGE, 67,9 milhões de brasileiros utilizaram a internet em 2009. número 21,5% maior que o de 2008. Mais do que lazer, entretenimento e informação, a rede é usada hoje como canal de compras, facilitando a vida dos consumidores.
Com o crescimento do número de internautas, o comércio eletrônico precisou se adequar a essa nova realidade. Hoje, aproximadamente 23 milhões de e-consumidores são responsáveis por movimentar mais de 10 bilhões de reais por ano no mercado nacional. São diferentes tipos de produtos, como livros, roupas equipamentos eletrônicos e, até mesmo carros e jóias.
Para o designer e diretor de Promo Web da AMPRO PR/SC – Associação de Marketing Promocional, Julian Inrusta, em entrevista à revista Ler&Cia, não há público consumidor fora da internet, pelo menos não em número expressivo. “Em maior ou menor escala, todos os cidadãos economicamente ativos estão usando a rede. Se não é para comprar, é para obter informações sobre os produtos, ou, ainda, para recomendá-los positiva ou negativamente a amigos”. Na internet tudo acontece de forma extremamente rápida e dinâmica e, para se adequar às exigências e à rotina dos cliente entram em cena as ferramentas da web 2.0.
Com o Natal se aproximando, os destaques são para os sites de compra online, como o Submarino ou o Mercado Livre que ajudam a pesquisar o que comprar, comparar preços, sem sair de casa. E em geral as comprar saem bem mais em conta do que ao “bater perna” pela cidade no horário de almoço.
Mas a novidade mesmo está na dita compra coletiva. Não sabe o que é? “Compra Coletiva é uma modalidade de comércio eletrônico que tem como objetivo vender produtos e serviços para um número mínimo pré-estabelecido de consumidores por oferta.”
São sites de compras que oferecem descontos em vários estabelecimentos como restaurantes, bares, spas, lojas, bares com quem tem parceria. Essas ofertas ficam disponíveis nos sites por um determinado tempo e só são válidas se um número x de pessoas se compromete a comprá-las.
Por Monica Souza
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