quarta-feira, dezembro 01, 2010

Experiência versus Agilidade

As diferentes gerações estão competindo no ambiente de trabalho, onde os mais velhos têm experiência e os mais novos tem idéias. Este ambiente está passando por conflitos devido ao convívio de jovens, adultos e idosos, cada um com suas razões. A razão para tanto conflito pode estar na educação do final do século XX, e começo do XXI, pois a comunicação via computador com o mundo e as noticias chegando instantaneamente, alteram as dinâmicas familiares. Hoje em dia uma familia não se reúne mais para jantar, ou ficar junto por alguns momentos, por exemplo, podem estar todos em casa, de corpo presente, mas ao mesmo tempo distantes, a mãe assistindo a novela, os filhos no computador (geralmente cada um em seu próprio quarto), o pai assistindo o jogo, lendo um jornal na sala ou no escritório, e as vezes pedindo para não ser incomodado que tem trabalho para terminar em casa. O isolamento torna a flexibilidade menor, para viver em grupo.


As novas gerações estão invadindo as empresas de forma rápida e evolutiva, isso é bom para o mundo,  são novas idéias,  tecnologias, modas lançadas e usadas. A geração x pode aprender ainda mais e ter os jovens como aliados.


Jovens vêm desde a infância tendo que aprender a competitividade, estudando muito e já se qualificando com cursos para falar fluentemente no mínimo duas línguas, saber mexer em computador e navegar por vários sites e redes sociais na internet.

A geração y (a partir dos anos 80), já nasceu na era digital  não precisou se adaptar e sim só aprender, por isso,  a diferença com quem talvez ainda está tentando se adaptar as redes sociais (antes dos anos 80).

As empresas em geral valorizam a excelência, o potencial e a responsabilidade no trabalho, não importando se é jovem ou não. E para os funcionários que já estão no mercado há algum tempo, oferecem curso de especialização.

Os jovens estão dominando o mercado de trabalho devido as suas especializações e um novo comportamento profissional. hoje temos pessoas com 25 anos,que são advogados, dentistas, empresários, jornalistas, médicos, e vários outros, que desempenham um ótimo oficio.

O que determina a diferença das gerações é o medo, a insegurança dos mais velhos e a inexperiência dos mais jovens. Mas a geração x se atualizando e a geração y escutando tudo fica em um nível de competição equilibrado.

O que as empresas esperam agora é a união da experiência (geração x), com a agilidade (geração y), para um desenvolvimento ainda maior.



 
Por Laide Braghirolli - Acadêmica de Jornalismo

Um comentário:

  1. Observar:
    Gerúndio em excesso, erros na acentuação de palavras, palavras repetidas no mesmo parágrafo e outros aspectos.
    []´s

    ResponderExcluir