quarta-feira, dezembro 01, 2010

Conflito no trabalho
O mercado de trabalho conta com profissionais de várias gerações, e as diferenças entre eles vão muito além da idade. Cada profissional carrega características específicas da geração a que pertence. Atualmente estão no mercado de trabalhos às gerações X, Y e os baby boomers.

A geração Baby Boomer surgiu depois da Segunda Guerra Mundial. São pessoas que hoje estão com mais de 45 anos. Valorizam muito a experiência e o tempo de trabalho numa empresa por, isso gostam de empregos que tragam estabilidade. Preferem produtos de qualidade, ao invés da quantidade.

Da década de 70, veio a geração X. São pessoas de 40 a 45anos. A Geração X viveu períodos de crises intensas, inflação, viram a AIDS chegar. São apegados a títulos e cargos, gostam de deixar claro sua posição, que para ele mérito e gostam da hierarquia, pois justificam seu cargo.

A geração X viu a tecnologia chegar e a internet se popularizar. Estão conectados, mas inovação não é uma necessidade. Diferente dos nascidos entre 1980 e 2000, a geração Y.

Essa geração nasceu com a democracia, com uma economia melhor estruturada. Sempre conectados à internet. São imediatistas procuram informação fácil e imediata, vivem em redes de sociais. Mandam Scrap e talvez nem saibam o que é telegrama. No trabalho valorizam a realização profissional, gostam de ser valorizados e reconhecidos. Não hesitam em mudar de emprego se o atual não corresponde as suas expectativas.

Essa diferença de gerações pode gerar conflitos. Uma pessoa da geração X não gosta de ter um chefe da geração Y, uma pessoa mais nova. Já a impaciência da geração Y com reuniões pode ser entendida pelo seu chefe (geração X) como falta de respeito. Alem do fato de estar sempre conectado e fazer varias coisas ao mesmo tempo não ser bem visto pelos mais velhos.

Por Eneias Mutte

Nenhum comentário:

Postar um comentário