quarta-feira, novembro 24, 2010

Relacionamento na era Digital

Na era digital tudo muda muito rápido, e com tantas mudanças preparar as crianças para esse mundo virtual é um verdadeiro desafio.

Desde a chegada da internet sofremos com uma enxurrada de informações disponíveis em diversos portais, e spans que chegam a todo momento com informações e materiais duvidosos, sem falar das redes sociais que crescem a cada dia, como educar os filhos para administrar tudo isso e limitar sua navegação em sites e portais é a grande questão dos pais da atualidade.

Existem diversas maneiras de bloquar acessos em sites pré-determinados, as crianças e adolescentes tem acesso a internet de diversos pontos diferentes, como na escola, lan houses, casa de amigos e familiares, entre tantas outras opções onde não é possível o controle e o monitoramento dos pais.

O caminho mais curto é a prevenção, e para isso é fundamental que o relacionamento entre pais e filhos tenha como base confiança e uma comunicação aberta. Só através destes aspectos é possível coordenar e conhecer os caminhos dos filhos pela rede, quanto mais cedo isso acontecer, maior a confiança e o respeito entre pais e filhos.

É preciso que as relações virtuais, e a praticidade gerada por elas, não interfiram nos encontros e reuniões pois o contato pessoal é essenciais para uma vida em sociedade. 

Familias que tem o contato direto reduzido pelo uso das ferramentas tecnologicas através de emails e mensagens de texto, já são uma realidade.

Na coluna Comportamento do Consumidor, o autor Felipe Agnello Ceranto relata artigo publicado no Jornal The New York Times, que em um dos trechos o pai fala sobre o relacionamento virtual com seus filhos mesmo antes de sair da cama pela manhã:

“Nós usamos as mensagens de texto como um comunicador interno da casa, eu poderia simplesmente subir as escadas e acordá-los, mas eles sempre respondem as mensagens”.

E a mãe relata sua mudança no comportamento:

“Coisas que eu achava serem inaceitáveis há alguns anos atrás, agora já são comuns em minha casa todos nós começamos o dia em quatro computadores diferentes em quartos separados.”

É preciso aliar  essa tendência de relacionamentos virtuais com o contato pessoal, pois não existe nada melhor do que tocar, sentir, abraçar, conversar olhando no olho, limpar as lágrimas, ouvir uma risada.

O sentimento é expresso das mais variadas formas, e sentido de maneiras diferentes por cada um, mas palavras digitadas mesmo quando somadas a fotos, jamais vão superar o contato pessoal.
                    
Por: Katia Fistarol

2 comentários:

  1. Ola Kátia!
    Faltou colocar os marcadores da postagem, tem alguns erros de digitação e pontuação. Vale revisar, fica a dica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Cuidado tbm com a repetição de palavras, conversamos sobre isso em sala, lembra?

    ResponderExcluir