Você sabe o que é a geração Y? São aquelas pessoas que tem até 30 anos, e são conhecidas por terem muitas ideias e também muita energia. No mercado de trabalho ela convive com as gerações X e baby boomer. Essa convivência muitas vezes é conflituosa, e as empresas têm que ter um certo jogo de cintura para lidar com a situação.
Quem pertence a geração X tem de 30 a 45 anos e é conhecido por trabalhar duro para ter segurança financeira. Os baby boomers são aqueles que nasceram logo após o fim da Segunda Guerra. Nos Estados Unidos, com a volta dos soldados para casa, muitas mulheres engravidaram. Houve um "boom" de bebês. Por isso, a geração que aí começou é chamada de "baby boomers". O baby boomer se preocupa em construir uma carreira sólida na qual ele fosse fidelizado ao trabalho. São os que se preocupam em permancer muito tempo numa empresa. Os Y, quando não estão satisfeitos, buscam outro emprego. Isso não é muito bem visto pelos baby boomers.
Outro grande conflito que acontece, é quando alguém da geração Y entra numa empresa para um cargo de chefia, no qual alguém das gerações X e baby boomer é subordinado. “Isso é um nó, quando um Y chefia até um Baby Boomer”, afirma a presidente do Grupo Foco, Eline Kullock, em série de reportagens produzida pelo jornal da Globo.
A geração X fica no meio do conflito entre os baby boomer e os Y, e sentem insegurança. O X tem medo de perder o emprego para pessoas que aparentam ter mais energia, e que podem eventualmente trazer mais inovação.
As empresas precisam aprender a lidar com esses conflitos, e quando eles são resolvidos, ótimos resultados são obtidos. Os mais velhos sempre podem ensinar aos mais novos, e vice-versa. Quando as divergências são solucionadas, todos, de uma forma ou de outra, saem ganhando.
Por João Paulo Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário