quarta-feira, novembro 10, 2010

O jornalismo na era digital


Antigamente era raro, vermos comentários sobre alguma coisa que não tenha saído no radio, jornal impresso ou na TV. Com passar dos anos os tempos mudaram hoje se fala muito de assunto vistos na internet.Muitos conteúdos da Web, infelizmente pautam a programação de  programas da  TV brasileira.O You tube é um dos mais comentados. Hoje entre os jovens é raro não ouvir alguém comentar sobre o programa em que Jô soares estava entrevistando e bebendo ao mesmo tempo. A maioria não assistiu ao programa, mas viu no You tube.

Este fato é um exemplo da força da internet. Agora falando em informação jornalística a situação se complica. Sempre existiu uma idéia e uma vontade de se saber a noticia de amanhã, até seriados com esse tema se criou. Essa busca louca pela informação que não aconteceu, se tornou quase real.A idéia agora e a noticia de hoje, de agora, do momento, do instante atual.Aqui mora a grande sacada e o grande problema.

No universo da internet, o jornalista não esta sozinho, todos os usuários das redes sociais são consumidores e fornecedores de informação, sendo ela real ou produto de imaginação dos mesmos. Em meio a tantos “ajudantes “ o jornalista se vê numa situação delicada .Para fornecer uma informação real, nova,e em tempo real de forma atrativa é preciso estar conectado as redes, e ter um diferencial .O jornalista deve fazer um texto criativo que faça com que o internauta flutue e se torne fiel a suas informações.

A questão ética deve ser observada pelo jornalista, texto iguais ou apenas com pequenas diferenças, são fáceis de serem encontrados. O jornalista deve usar todos os recursos, mas jamais usurpar textos e opiniões dos colegas.Deve fazer  com mérito e ser diferente.

Por Wilson Pereira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário