quarta-feira, novembro 10, 2010

Jornalismo: renovação e confiabilidade na internet

De tempos em tempos, renovam-se as maneiras de fazer algo. Com a comunicação, não é diferente. A forma com que as pessoas se comunicam muda de geração para geração. Mudam as gírias, seus significados, a até o modo de pensar e agir.

Atualmente, estamos vivendo algo ainda maior. Além da influência cultural, a tecnologia está nos levando a um patamar diferente na hora de expressar pensamentos, produzir e divulgar notícias.

É o jornalismo sendo renovado.

Isto é um grande desafio, tanto para jornalistas que já atuam desde o tempo da máquina de escrever, até para os estudantes, que discutem a convergência midiática em sala de aula, tentando se preparar para um futuro que não é possível prever. A adaptação é obrigatória. Ao mesmo tempo em que as notícias devem ser publicadas em tempo real, através da internet, a produção do material jornalístico também é feita através da rede.
E isto pode ser prejudicial, por desqualificar o jornalista. Além de abrir portas para qualquer um publicar o que bem entender, o jornalista perde a confiabilidade do leitor.

A nova geração comunicadora deve se desvincular da comodidade. Muitos deixam de ir à campo, porque as informações estão a um clique.
Ao se tornar um profissional, o estudante deve tornar-se uma referência, indo atrás das informações pessoalmente, para que ele se torne também uma fonte de consulta confiável.

Em sala de aula, a produção de muitos artigos é feita através de informações procuradas na rede. Isto pode tanto ser encarado como falta de ética jornalística, ou de seriedade na hora de produzir trabalhos para a faculdade. A comodidade e a falta de recursos para ir direto à fonte também são motivos válidos para que isto aconteça.

Este costume deve ser discutido e perdido, já que ao publicar seu trabalho na internet, ele corre o risco de divulgar informações frias. E se está informação está errada, dificilmente será corrigida. Com a velocidade da rede, ela pode dar a volta ao mundo em pouco tempo. Por isso é importante a discussão do jornalismo na internet. É preciso lutar para que o jornalismo digital conquiste também a confiança que grandes veículos impressos conseguiram.

Postado por Francielle Buzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário