quarta-feira, novembro 10, 2010

Troca- troca: um clique por informação

Os reflexos da louca mudança cultural estão por toda parte, basta um clique. O século XXI promete ser de revolução na era da comunicação. Já é. Segundo o Ibope/Nielsen, dezembro de 2009, são 67,5 milhões de internautas brasileiros e as convergências midiáticas fazem parte desta revolução: jornais, revistas, programas de TV e rádio têm a linguagem adaptada para o mundo digital.

Conectado a internet, com apenas um clique, você lê o jornal favorito no seu PC, iPad, notebook sem precisar sair de casa, ou ir à banca, ou sem correr o risco de ficar sem a informação porque naquele dia não foram feitas a entrega do jornal, da revista... Sem contar o imediatismo do jornalismo em tempo real. Ocorre algum nascimento, catástrofe, morte, revoluções, as redes sociais (como o twitter, por exemplo) já estão dando a notícia em primeira mão.

Imediatismo, inclusive, parece ser a palavra de ordem do momento. Enquanto escrevo meu artigo, de vez em quando, verifico o meu twitter para saber o que anda acontecendo no mundo. Um clique aqui, uma troca de informação ali. Os grandes jornais já entenderam o recado e há tempos estão se adequando a este novo mercado, o mundo “virtual”.

O que não dá para esquecer é da ética e da responsabilidade na informação, que também cresce, afinal, ao mesmo tempo em que morre uma notícia (que poderia ser o enredo de uma semana) um simples comentário pode se tornar motivo de assunto para uma semana inteira. Quem decide agora é o interlocutor, que acompanha, que segue (sites, twitter, blogs, facebook...) e ao mesmo tempo emite sua opinião. Tornando o leitor/consumidor, mais crítico e participativo.

Ops! Um momento... O mundo virtual me chama, volto logo!

Por Eliane Pereira

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