terça-feira, novembro 16, 2010

Era digital: Um desafio para o jornalista?

Informação a todo o momento, jornalismo em tempo real, novas ferramentas de comunicação e a convergência midiática são exemplos mais do que suficientes de que vivemos em uma nova era, também conhecida como a era da informação.
Para muitos, esse novo tempo também é considerado como o período da democratização. Afinal, basta ter um blog, fazer comentários ou simplesmente dar uma twittada que qualquer pessoa, independentemente de cor, idade ou nível escolar se transforma em uma fonte de informação.


Já para outros, essa democratização é vista como a grande inimiga da ética jornalística. Afinal, como dar a devida credibilidade a informações que na maioria das vezes não são checadas?
É aí que entra o papel do jornalista. O mundo digital criou uma nova forma de fazer jornalismo, e com isso também novas responsabilidades.

Uma delas é a busca pelo conhecimento, não apenas da informação, mas também das formas de como transmiti-la. Afinal, saber postar, linkar ou simplesmente anexar reportagens é tão importante quanto escrevê-las.
Outra responsabilidade (não menos importante e já cobrada há muito tempo), é a busca pela veracidade das notícias. Divulgar uma informação correta é mais importante que postar um “furo”, já que na maioria das vezes não passa de uma armadilha para os apressados.
Conforme o dicionário Michaelis, ética significa um conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. Desta forma, a ética sempre foi uma questão bastante discutida na função de jornalista, e é claro que nessa nova era não podia ser diferente.
Mas, não é só de responsabilidades que vivem o homem. A Era Digital também proporciona suas vantagens, tanto para os profissionais da comunicação que ganham mais trabalho com o grande consumo de noticias, quanto para os leitores que contam com rapidez, imediatismo e as atualizações constantes.

De acordo com o artigo “Oportunidades e Desafios para o jornalista na internet” de Angèle Murad, outras oportunidades criadas na Era Digital para o jornalista são: melhoria na pesquisa, mais espaço para as matérias e melhores condições de interagir com o leitor.
Por isso, mesmo sendo vista como um desafio, a “Era Digital”, é também uma grande aliada, desde que, seja utilizada da melhor forma possível.


Por Francine Sevignani

Nenhum comentário:

Postar um comentário