A interatividade das redes sociais no trabalho do jornalista
De duas décadas para cá a vida do jornalista foi em muito facilitada. De telefonemas, mensagens de telex e viagens para encontrar fontes de informação a apenas um clique de deixar a matéria disponível para todo mundo e se comunicar por webcam com quem está a meio planeta de distância. A internet proporcionou mudanças drásticas no trabalho do jornalista, que agora tem a chance de manter uma interatividade muito maior com seus leitores, telespectadores e ouvintes.
As redes sociais são as principais responsáveis por este amplo contato entre os dois lados. Orkut, Facebook, Twitter e Blog viraram meios de o jornalista publicar e divulgar seu trabalho e/ou do veículo onde trabalha, de receber feedback dos leitores, telespectadores ou ouvintes, de contatar fontes de informação para as matérias e ainda interagir com os internautas. Há alguns anos, os consumidores dos veículos de comunicação apenas recebiam as informações fornecidas, sem chance, ou até interesse, de opinar sobre. Com a internet, essa interação tornou-se muito mais facilitada e incentivada por parte das emissoras, que precisam saber se os consumidores gostam do produto que está sendo ofertado especialmente para ele.
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Na era da informação digital, a comunicação tornou-se um caminho de duas mãos: ao mesmo tempo em que o consumidor precisa dos veículos para se informar e entreter, os produtos precisam do internauta para continuar evoluindo e competindo no mercado conforme exige a demanda. Neste sistema, os consumidores ajudam as emissoras e editoras a melhorar e inovar seus produtos para que eles ainda tenham público fora do espaço virtual. Ao contrário do rumor de que a internet acabaria com o jornal impresso, por exemplo, ela acaba fortalecendo o veículo por meio da interatividade que promove entre ele e os seus consumidores.
Por Letícia Maria Klein
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