quarta-feira, novembro 03, 2010

27ª Oktoberfest: um desfile de heranças culturais

Uma das atrações da Oktoberfest são os desfiles oficiais, que encantam toda família. Divido em blocos, conta a história da festa com alegorias, bandas típicas, fanfarras, grupos folclóricos e clubes de caça e tiro.

No terceiro desfile – que aconteceu na quarta-feira, dia 13, às 19h30min – cerca de 2 mil pessoas e mais de 100 atrações marcaram presença neste espetáculo ao ar livre.

Um dos grupos participantes que ajuda a preservar a cultura alemã de Blumenau é o Grupo Folclórico Germânia. Com 22 anos de fundação, ele está localizado junta a sede da Sociedade Recreativa e Cultural Fortaleza Tribess no bairro Fortaleza. Conta com 50 integrantes dividido em duas categorias (adulto e casados) que realizam encontros semanais para resgatar e ensaiar danças folclóricas, assim como eram executadas antigamente. A equipe, também divulga as tradições em outros locais como: Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e São Paulo.

Segundo o coordenador da equipe, Claudionor Silveira, os trajes utilizados são frutos de pesquisas históricas que resgatam o modo de vida na antiga Alemanha.

OFOCAIBES: Qual o seu sentimento em estar à frente de um grupo tão tradicional como este?


Integrante assídua desde os 15 anos, Vania Gayo, comenta sua participação e emoção em cultivar a herança de família.


A 27ª Oktoberfest aconteceu de 07 a 24 de outubro, no Parque Vila Germânica. Os 18 dias de festa reuniaram 578.870 pessoas - 151 mil pessoas a menos que 2009 - que consumiram mais de 550 mil litros de chope. A espectativa da organização era de um público de cerca 800 mil pessoas, com o objetivo de superar os numeros da edição anterior.

Por: Adriana Schimila e Eneias Mutte

Nenhum comentário:

Postar um comentário