Por Francine Sevignani
Com o intervalo entre uma geração e outra ficando cada vez mais curto é possível falar em uma nova geração a cada dez anos. O que significa que mais pessoas diferentes estão convivendo no mesmo espaço, inclusive no mercado de trabalho.
Mas, como saber a qual geração você pertence? Ou quais são as características que os diferenciam dos demais? Para isso, vamos conhecer um pouquinho de cada geração.
Se você era jovem quando começou a época da ditadura, que lutou contra os militares e que disse “eu não quero mais a guerra, eu quero a paz”, você faz parte dos “baby boomers”.
Esta geração, conhecida também como a geração da Jovem Guarda, da Bossa Nova e do rock ´n´ roll, tem como objetivo construir uma carreira sólida, onde a preocupação maior é com o dever e a segurança de permanecer bastante tempo numa empresa. Estas pessoas são provavelmente as que estão em posições de presidência e diretoria.
Mas, se você pintou a cara para derrubar o presidente e presenciou a tecnologia entrar de vez em sua casa, você pertence geração X.
Nascida depois dos “baby boomers’, a geração X inclui pessoas das décadas de 60 e 70 que gostam de deixar claro a posição que está porque para ele, é mérito de muito esforço.
Além disso, essas pessoas têm um pouco de resistência às tecnologias e são definidos pelas palavras de liderança, lealdade e incentivos de reconhecimento.
Já, a geração seguinte, a Y, cresceu num país democrático na década de 90. Essa geração, com mais de 20 anos, desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, ressaltando assim a autoestima de seus filhos.
A geração Y, quer uma evolução mais imediata, gostam de novidades, querem estar antenados, são impulsivos, impacientes e, no mercado de trabalho, não pensam duas vezes antes de mudarem de emprego caso não se sintam valorizados e satisfeitos.
Então, com qual delas você mais se identifica? Quais as palavras que o define? Fidelidade, liderança ou a busca por novidades e aventuras?
Nenhum comentário:
Postar um comentário