quarta-feira, novembro 03, 2010

A evolução da informação

A evolução da mídia digital é inconstestável. Não há como fechar os olhos diante de tanta tecnologia e inovação, uma verdadeira praticidade.

Já pensou em ligar o computador para apenas ver seus emails e ali mesmo ler seu jornal preferido, todas as notícias que gostaria, ouvir sua rádio predileta, saber de tudo o que está acontecendo em tempo real e, ainda por cima, poder escolher o conteúdo que quer ver?

Pois é, tudo isto faz parte da convergência midiática, que cresce e inova a cada dia.

Os maiores jornais do mundo - como o New York Times, por exemplo - do Brasil - ao exemplo do Folha de São Paulo - e até mesmo os da região - como no caso do Jornal de Santa Catarina - encontram-se na internet, assim como as rádios e programas de TV, com muita informação.

Tudo isto possibilitou, principalmente, que pessoas ocupadas e que normalmente passam o dia trabalhando em frente ao computador pudessem ficar por dentro da realidade, sem que tivessem que sair do lugar e parar o que estão fazendo. É possível atualizar-se ao mesmo tempo em que se está trabalhando, por exemplo.

Melhor que isso: é possível escolher o conteúdo que gosta em determinados sites para que, todos os dias, sejam vistos apenas os escolhidos. A informação passa adiante de maneira muito mais rápida desta forma.

Além do mais, cada um pode escrever e fazer notícia para que todos possam ver. Assim, todo trabalho é válido. Fotos, vídeos, áudio, textos... tudo é importante. A única preocupação é cuidar com o que publica.

A ética jornalística é fundamental e deve ser seguida. Para nós, futuros jornalistas, principalmente. É necessário que se tenha cuidado com a veracidade e a credibilidade. Qualquer detalhe de carater duvidoso pode ser punido e prejudicado.

Consultar fontes, dados, e entrevistados ajuda e muito. A graça do jornalismo está em poder ajudar, em mencionar algo que muitos se interessem e tenham vontade de ver, sabendo que podem confiar.

A rapidez com que informações são repassadas hoje é algo que impressiona (e ajuda muito!). Um fato pode ser postado imediatamente em sites que possobilitam isto, como o twitter.

Quer mais? Nem o computador é insubstituível. Com um celular "moderninho", pode-se fazer tudo isto e acessar todos estes conteúdos na mesma hora, em qualquer lugar. Na fila do cinema, no restaurante, em uma viagem ou na praia.

Pois é, com tudo isso, não há mais desculpas para a falta de informação.

Por Ana Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário