quarta-feira, novembro 17, 2010

Covergência de diferentes gerações


Por Letícia M. Klein

De que geração você é? Você pode responder com gírias, maneirismos, uma longa explicação ou breves frases. Talvez não responda por não estar totalmente confortável com o que esta telinha que você vê envolve. 

Essas formas podem indicar em que década do século XX você nasceu, mas o que importa é que você, de qualquer geração que for, chegou a este texto na intenet. E isso indica que eu, da geração Y, convivo com você, que pode ser da geração baby boomer, X ou até mesmo meu contemporâneo. 

O que quer dizer que as três gerações estão convivendo cada vez mais no mesmo espaço e compartilham os mesmos objetivos, principalmente quando se trata de gerações diferentes trabalhando em uma única empresa.


Mas o que são essas gerações afinal? Os chamados baby boomers vieram após o término da
Primeira Guerra Mundial, quando os soldados voltaram para casa. Agora, estas pessoas tem mais de 45 anos e profissionalmente falando, são definidas por gostar de emprego fixo e estável. Elas valorizam a experiência e o tempo de empresa. A geração seguinte, da década de 70, conhecida como X, está agora entre os 30 e 45 anos e gosta de ter segurança financeira, sendo apegada a títulos e cargos. Espera o reconhecimento para galgar um degrau de cada vez na escada profissional. Viu a tecnologia aparecer para ficar e é um pouco resistente ela.

E a atual, conhecida como Y ou millennials, possui no máximo 30 anos, é aberta à tecnologia e sedenta por novidades. Também gosta de participar dos processos de trabalho e tem pressa para conseguir reconhecimento e crescimento profissional. Ao contrário dos baby boomers, que ficavam muitos anos na mesma empresa, os Y não hesitam em mudar de emprego se o atual não agrada.


A confluência destas gerações no mercado de trabalho pode ter alguns percalços que, se sabiamente superados, podem gerar ótimos resultados para a empresa. Em matéria do jornal televisivo O Globo, o diretor de desenvolvimento humano da Serasa Experian, Milton Pereira, explica que “o que vai definir realmente promoção, ascensão na carreira, é a competência. Então, não é mais tempo de casa. Tempo de casa não garante mais nada”.

Saber compreender o outro e tentar abrir a mente para propostas e ideias que podem parecer inaceitáveis num primeiro momento são a chave para a boa convivência entre diferentes gerações e o crescimento coletivo empresarial.A empresa brasileira BOX1824, especializada em tendências de comportamento de consumo, fez um vídeo muito interessante que ajuda a entender como foi moldado, ao longo das décadas, o comportamento dos jovens de hoje. Confira abaixo ou
aqui.


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