quarta-feira, novembro 03, 2010

As calçadas do desfile da Oktoberfest

O terceiro desfile da 27ª Oktoberfest de Blumenau, que aconteceu na última quarta-feira, dia 13 de outubro, movimentou a rua XV mais uma vez.  As bandas alemãs, os grupos folclóricos,  o vovô chopão, os ‘fritz’ e ‘fridas’ e as tradicionais atrações do desfile animaram os muitos turistas e blumenauenses que estavam no local. 

Atrações
 O público tentou de qualquer maneira conseguir a melhor visão do espetáculo da rua. Crianças nos colos, pessoas dependuradas nas janelas dos prédios, adultos em cima de bancos ou na escada da Igreja Matriz, se aglomeravam para captar todas as atrações.




Na beira da rua, nas calçadas, o desafio era outro: conseguir enxer sua caneca de chopp. Com a alegria de quem passava distribuindo a bebida e desfilando, muitos se deram bem. “Geralmente são as mulheres que conseguem um copo cheio de chopp, pra nós, homens, sobra a espuma”, reclama Marcelo Osorio, estudante de designer, que veio de Balneário Camboriú.
O desfile é bom para os turistas e blumenauenses que curtem a diversidade de atrações e a alegria de quem participa, mas também é muito bom para o comércio da rua XV. Algumas lojas, ligadas no movimento e no grande número de pessoas que circulam durante os desfiles, abriram suas portas mesmo após o horário normal do comércio e só fecharam quando o desfile acabou.

Lojas abertas
"É uma ótima oportunidade para vender camisetas, chapéus típicos alemães, arco de flor, canecas, brindes e, também, itens próprios da loja que não envolvem o tema Oktoberfest”, diz Fabiana Guiraldelli, vendedora da loja Mix Bijouterias que não fica fechada por nada nos dias em que as atrações da Oktober enxem a rua XV.
Mas os desfiles não são só festa, não. Vendedores de bebidas credenciados disputam espaço nas calçadas com os ‘ambulantes'. Além das barraquinhas de pipoca, churros e algodão doce, há os que vendem bebidas credenciados pela fiscalização (P.M.B). Mas, como no Brasil o jeitinho é brasileiro, os fiscais que circulavam pela rua XV para controlar essa situação tiveram que barrar vários ambulantes que entre uma olhada pra esquerda e outra pra direita, tentavam vender seus produtos ilegalmente ao público.

Fiscal P.M.B aborda vendedor
Uma meia hora após essa abordagem da foto acima, posso jurar que vi o mesmo vendedor passar por mim oferecendo ‘uma por 3 e duas por 5’. Mas ele tinha trocado o isopor da SKOL por uma sacola plástica do ANGELONI. Muito mais fácil de passar despercebido, concordo. Repito: jeitinho brasileiro.

Por Natália Vicentini

Nenhum comentário:

Postar um comentário