O terceiro desfile da 27° Oktoberfest iniciou com muita música, cores e diversão. Na quarta feira, dia 13 de outubro, 106 alegorias fizeram a alegria dos visitantes. Blumenauenses e turistas de todas as partes do Brasil e do mundo se espremiam em meio a multidão para ver o desfile, e ganhar um chopinho grátis dos foliões.
As bandas vindas da Alemanha se destacaram entre as alegorias e deram um brilho todo especial á festa. De todas as atrações, os carros alegóricos foram os preferidos. Quando passavam pela rua XV de novembro o publico presente ia ao delírio. Além de trazer música animada, os foliões distribuíam chope para as pessoas que prestigiavam o desfile trazendo alegria e contagiando à todos.
Para Jaqueline que desfilou no bloco da Choppmotorrad, não dá para explicar com palavras sensação de desfilar. É emocionante, gratificante e recompensador. Segundo ela, quem desfila se diverte mais do que quem assiste ao desfile.
Alguns minutos antes da abertura do desfile, a rua XV encontrava-se lotada, todos com grande expectativa para o início do desfile. Turistas vindos de vários lugares estavam ansiosos e curiosos para assistir o desfile pela primeira vez.O publicitário Eduardo Pereira veio do Rio de Janeiro especialmente para assistir o desfile e participar da festa. Ele estava deslumbrado com tanta beleza e criatividade apresentada nos carros alegóricos. Para ele, é uma das melhores festas que já participou, além de divertida, a festa renova os valores culturais da cidade preservando sua origem alemã, é de uma beleza sem igual .
Pessoas de vários estados do Brasil marcaram presença na Oktoberfest. Em meio ao desfile encontramos dois grupos de turistas mineiros. A maioria era jovens que planejaram a vinda a Blumenau como viagem de formatura. Juliana Guedes, uma das turistas formandas, decidiu vir para a festa mais Alemã das Américas porque sempre ouvia falar da popularidade da oktoberfest, da alegria e principalmente da cultura alemã. Na opinião dela todas as pessoas deveriam conhecer o desfile, é algo semelhante ao circo de sole. Ela diz que vai recomendar a todos seus amigos de Minas Gerais para virem prestigiar pelo menos uma vez a oktoberfest.
Em meio a multidão algumas pessoas chamavam a atenção devido aos trajes escolhidos. A beleza do desfile era complementada com os figurinos dos turistas, uns com trajes tipicamente alemães outros totalmente descaracterizados.
O carioca Renan Freitas, duble de filmagens, fala que mandou fazer o traje especifico para a Oktoberfest. Ele queria que fosse característico, porém diferente dos demais. Encontrou a solução para seu problema em um brechó, onde criou um figurino diferenciado, mas com características da cultura germânica. Comprou o figurino num brechó da rede globo de televisão e adaptou com traços das vestimentas alemãs.
O desfile também é o que mais encanta a turista Norueguesa Milla Neivim, que participa pela quarta vez na Oktoberfest. Ela afirma que já aprendeu até algumas palavrinhas em português e o mais interessante é que todos os anos tem novas atrações. A turista acrescenta ainda que o povo Blumenauense é muito receptivo.
Devido a grandiosidade do desfile e de suas atrações, fica difícil dizer o que exatamente é mais atrativo. Não resta dúvidas que a cada ano que passa os desfiles se tronam mais alegres divertidos e diversificados .Esse é um dos fatores que atraem turistas e foliões do Brasil e do mundo, que veem em busca cultura, alegria, diversão, o que realmente não falta na maior festa alemã das Américas.
Por: Julcimery Schreiber e Wilson Pereira Junior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário