domingo, outubro 17, 2010

A arte de "estragar" as próprias músicas

Júpiter Maçã e banda.
Como você acha que um verdadeiro “rock star” é ou deve ser? Alguém que bebe enlouquecidamente, aparece conseqüentemente bêbado nos shows, erra letras de músicas até que chega uma hora em que não consegue nem mais cantar as próprias músicas? Mais ou menos assim que é Júpiter Maçã.

Flavio Basso é gaúcho de 1968. Cantor, compositor e guitarrista, ele escolheu esse codinome em homenagem ao planeta e à gravadora dos Beatles, a Apple.

Maçã já fez parte de outras bandas gaúchas, como TNT e Os Cascaveletes. Mas suas principais influências vêm dos anos 60, como Mutantes e Syd Barrett (ex-vocalista da banda Pink Floyd).

As músicas de Júpiter Maçã são uma mistura da psicodelia presente no rock sessentista com uma pegada de bossa-nova, com letras bastante originais e inovadoras, para alguns um tanto estranhas. Como por exemplo Um Lugar do Caralho – sua música mais famosa – e Miss Lexotan 6mg Garota.

Jupiter é um artista polêmico. Não para seus fãs, que já estão acostumados com seu jeito bêbado e doido de ser. Ainda com a banda Os Cascaveletes, Flavio tinha uma música que fazia sucesso no final da década de 80, que é Eu Quis Comer Você. Eles até se apresentaram no programa Clube da Criança, que era conduzido por Angélica.

Além disso, em vários programas e shows que fazia, Jupiter Maçã ia completamente bêbado e drogado. Não é raro ver vídeos em que o cantor erra letras de suas próprias músicas e faz apresentações bizarras, como sentar ou rolar pelo chão do palco.

Hoje o músico parou de beber e usar drogas. Alguns de seus fãs dizem até que ele ficou “sem graça”. Porém Júpiter Maçã não parou de produzir. Ele lançou neste ano um novo álbum intitulado Calling All Bands, onde canta com o nome de Júpiter Apple, pois o disco é todo com letras em inglês.

Por Bruna de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário