Por Camila Marcos
O filme Todos os Homens do Presidente, do ano de 1976, conta o caso verídico de dois jornalistas que trabalhavam no jornal americano The Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein. Ambos realizaram uma minuciosa investigação ao escândalo Watergate, o famoso edifício que servia de sede para o Partido Democrático e que foi invadido por cinco ladrões. Aparentemente, a invasão haveria acontecido a mando do então Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, que fazia parte do Partido Republicano. Ainda que Nixon fosse reeleito cinco meses após o episódio, pairavam suspeitas de que ele estaria envolvido no caso.
A partir do momento em que os dois jornalistas se dispõem a realmente correr atrás da verdade, procurando pistas e interligando pessoas, podemos perceber a paixão, o esforço e os méritos que ambos carregam consigo. Algo que chama bastante a atenção é a prudência com que os colegas de profissão manuseiam seus textos: é preciso escrever bem, é claro, mas também é necessário que se saiba o que escrever. A escrita pode ser uma arma favorável ou não ao jornalista, é preciso saber manuseá-la com precisão.
Mas o mais impressionante é a veracidade desses dois jornalistas, que não tinham medo e não hesitavam na hora de coletar informações e, se fosse preciso, viajar para longe atrás de alguma pista. Também percebemos o quanto a vida dos dois homens se focou no trabalho, na busca pela notícia; como foi bonito ver duas pessoas tão obcecadas e apaixonadas por seu trabalho, por mais estressante e imprevisível que ele pudesse ser.
O fim, quando todos são desmascarados e o presidente Nixon acaba renunciando seu cargo na Casa Branca, é maravilhoso. Pensar que dois jornalistas esforçados e corajosos tiveram a força de vontade (e a insanidade, sejamos justos) de descobrir um escândalo assim é ótimo. Faz refletir sobre o que é realmente importante nesta profissão, que é o Jornalismo. Não é apenas se contentar com o que você tem, mas ir atrás do que todos pensam ser impossível conseguir. Bob e Carl fizeram isso, e com certeza serviram de inspiração pra muitas pessoas que também sentem a mesma paixão pela busca infinda da notícia jornalística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário