segunda-feira, outubro 12, 2009

Análise do filme TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE

O filme Todos os Homens do Presidente de 1976, conta uma história real sobre dois jornalistas americanos que através de investigações conseguiram derrubar um presidente eleito. A trama fica em volta do Watergate, prédio que era utilizado como sede do partido Democrata, que foi invadido por cinco homens que acabaram presos tentando instalar escutas no local. Tudo indica que a invasão foi uma ordem do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, que pertencia ao Partido Republicano.

O caso não teve muita repercussão na imprensa. O jornal local The Washington Post colocou um jornalista novato para cobrir esse episódio político, Bob Woodward, que encara o momento e traz os reais fatos. Foi aí que fato veio a tona, e foi notícia no mundo todo. Bob conta com ajuda de outro jornalista, mais experiente, Carl Bernstein. Os dois vêem as dificuldades da informação, o esforço para chegar a verdade, e passam por várias situações, saem a procura de pistas, que realmente possam levar o encadeamento dos fatos, vão atrás de pessoas que possam dar informações, fazem uma grande investigação policial. Até hoje uma fonte conhecida como Garganta Profunda nunca foi identificada, foi ela ou ele que ajudou Bob e Carl a desvendarem o mistério de Watergate. Como quem procura acha, eles acharam muito mais do que imaginavam ser. O filme trás no seu roteiro, teorias jornalísticas, fala de corrupção do meio, e principalmente do poder da imprensa, de como a mídia tem poder, que pode ajudar ou acabar com pessoas, fatos se tornando um grande terror no meio dos políticos.

O desfecho da história ocorre com o presidente Nixon renunciando ao cargo, e todos os envolvidos desmascarados. E foi comprovado que Nixon, gravava a maioria das conversas com seus colaboradores em fitas.

Todos os Homens do Presidente é considerado pelos especialistas como uma grande aula de Jornalismo, onde mostra realmente o principal conceito do jornalista, ir a fundo nas investigações e buscar a verdade.
Por Luana Luvizotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário