quarta-feira, outubro 14, 2009

VLT



Depois de ler o post da colega Camila Iara Marcos, eu resolvi pesquisar um pouco mais sobre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Primeiro vamos definir bem o que é um VLT. Sua velocidade máxima varia entre 60 e 70 km/h e existem dois tipos de VLTs. O light rail, aquele que funciona a base de energia elétrica (com o fio pra cima como nos filmes) e o a base de diesel. Seu custo é 1/3 do metrô e é indicado para cidades médias como Blumenau.
Pesquisando achei diferentes preços do quilometro do VLT, mas varia entre 40 e 45 milhões o quilômetro, podendo abaixar dependendo da licitação. Nós podemos até achar que a implantação seria absurda, pois é muito caro, mas de que adianta fazer “ciclovias” como estão fazendo? É melhor gastar certo de uma vez só. Seria um investimento para muito tempo, porque mesmo com a perspectiva de crescimento da região metropolitana de Blumenau ele comportaria a exigência.
Eu explico porque sou a favor da implantação. É necessário diferenciarmos as obras de reconstrução, das de manutenção e o desenvolvimento da cidade. Uma coisa é as casas que tem que ser construídas, outra é a continuidade das obras em execução e outra os projetos para melhorar a cidade. Blumenau não pode parar no tempo por causa de uma catástrofe. Para isso é preciso mais ação da prefeitura e transparência na licitação da obra e concessão.


Por Marcos Maia Borges

Um comentário:

  1. Concordo em relação aos tipos de obras.
    É preciso pensar no futuro também, ainda mais
    que essa seria uma obra que ja melhoraria os problemas hoje... Imagine daqui alguns anos
    o caos que será o transito de Blumenau se ninguém tomar uma atitude agora?!

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