Depois de ler o post da colega Camila Iara Marcos, eu resolvi pesquisar um pouco mais sobre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Primeiro vamos definir bem o que é um VLT. Sua velocidade máxima varia entre 60 e 70 km/h e existem dois tipos de VLTs. O light rail, aquele que funciona a base de energia elétrica (com o fio pra cima como nos filmes) e o a base de diesel. Seu custo é 1/3 do metrô e é indicado para cidades médias como Blumenau.
Pesquisando achei diferentes preços do quilometro do VLT, mas varia entre 40 e 45 milhões o quilômetro, podendo abaixar dependendo da licitação. Nós podemos até achar que a implantação seria absurda, pois é muito caro, mas de que adianta fazer “ciclovias” como estão fazendo? É melhor gastar certo de uma vez só. Seria um investimento para muito tempo, porque mesmo com a perspectiva de crescimento da região metropolitana de Blumenau ele comportaria a exigência.
Eu explico porque sou a favor da implantação. É necessário diferenciarmos as obras de reconstrução, das de manutenção e o desenvolvimento da cidade. Uma coisa é as casas que tem que ser construídas, outra é a continuidade das obras em execução e outra os projetos para melhorar a cidade. Blumenau não pode parar no tempo por causa de uma catástrofe. Para isso é preciso mais ação da prefeitura e transparência na licitação da obra e concessão.
Por Marcos Maia Borges
Pesquisando achei diferentes preços do quilometro do VLT, mas varia entre 40 e 45 milhões o quilômetro, podendo abaixar dependendo da licitação. Nós podemos até achar que a implantação seria absurda, pois é muito caro, mas de que adianta fazer “ciclovias” como estão fazendo? É melhor gastar certo de uma vez só. Seria um investimento para muito tempo, porque mesmo com a perspectiva de crescimento da região metropolitana de Blumenau ele comportaria a exigência.
Eu explico porque sou a favor da implantação. É necessário diferenciarmos as obras de reconstrução, das de manutenção e o desenvolvimento da cidade. Uma coisa é as casas que tem que ser construídas, outra é a continuidade das obras em execução e outra os projetos para melhorar a cidade. Blumenau não pode parar no tempo por causa de uma catástrofe. Para isso é preciso mais ação da prefeitura e transparência na licitação da obra e concessão.
Por Marcos Maia Borges
Concordo em relação aos tipos de obras.
ResponderExcluirÉ preciso pensar no futuro também, ainda mais
que essa seria uma obra que ja melhoraria os problemas hoje... Imagine daqui alguns anos
o caos que será o transito de Blumenau se ninguém tomar uma atitude agora?!